27 de março de 2013

DIALOGAR É SABER RESPEITAR


O diálogo se constrói de forma ética e solidária. A palavra, substrato do diálogo, é o instrumento mais eficaz para a democratização dos saberes, para a resolução de conflitos, para a interação entre os povos e para consolidação do desenvolvimento cultural, técnico e científico que impulsiona o processo civilizatório. Só ao ser humano foi dada a capacidade de dialogar, o que faz do diálogo uma característica única na comunicação humana. Pressupõe a reciprocidade existencial e ao mesmo tempo as diferenças e as semelhanças, que nos tornam pessoas mais interessantes. O diálogo é a base e o ponto de partida para compreendermos o outro, é que torna viável o entendimento entre duas ou mais pessoas. Denota respeito e capacidade de compreensão dos problemas, sobretudo, porque o dialogo é racional e consciente. Por outro lado, o respeito além de racionais estão no plano do espiritual e, é até mais importante que o amor.

O diálogo é a ponte que une as pessoas e, em especial os casais. Quando um casal aprende a demonstrar através do diálogo o que espera um do outro, o que gosta e o que não agrada, a relação fica mais verdadeira e tende a durar. Entretanto, o medo de conversar é uma semente que vai crescendo na relação e, com o passar dos anos, vai corroendo os sentimentos e essa união supostamente estável. Muitas vezes, quando um dos dois resolve falar, terminam descobrindo que já estão vivendo em mundos tão distantes e tão diferentes que às vezes é tarde demais para reativar o encanto. Pois a semente do amor foi sufocada pelo veneno das mentiras, da hipocrisia e até da omissão. Tendo em vista, que o diálogo pode acontecer de diversas maneiras, até mesmo através dos olhares, palavras e atitudes, são formas de dialogar.

Entretanto, o diálogo é capaz de unir pessoas de tal forma que elas se sentem valorizadas e aptas para viver o respeito e a solidariedade. Todavia, quando o relacionamento começa a perder esse alicerce do diálogo, as pessoas vão se distanciando e, o mais grave, vão criando uma espécie de alucinação mental. Começa a pensar que o outro não gosta mais dela. Muitas vezes chegam a pensar que a sua relação foi pautada em um amontoado de mentiras. Quando na verdade, o que marcou o fim da relação foi à falta de dialogo e respeito. Quanto menor for à comunicação e a falta de respeito dentro de um relacionamento, maior é a distância entre as pessoas.

Por conseguinte, amar é dialogar, é saber falar ao outro das coisas que não estão indo bem e ter a humildade de se mostrar ferido, quando sua conduta não agrada, no momento em que essas coisas estão acontecendo e antes que elas se transformem em sentimentos amargos. É saber valorizar tanto o outro, a ponto de não deixar que nenhuma desconfiança paire sobre ambos. Sentimentos que no futuro podem vir a prejudicar a relação amorosa. Como argumenta Platão, o pensamento é um dialogo da alma consigo mesmo.

É bom lembrar, que não há razão de ser qualquer situação nessa vida que não esteja baseada na verdade. E a ponte para se chegar a verdade é o dialogo. De nada adianta viver ou tentar qualquer atitude se a verdade não for à chave para essa experiência. Se você realmente quer viver e cultivar um grande amor, comprometa-se com a verdade. Não pense que isso o torna um ser humano proibido de cometer erros. Todos nós tomamos atitudes muitas vezes equivocadas.

Portanto, estamos num processo de crescimento e evolução, cada qual no seu nível, na sua tentativa. No entanto, quando estamos comprometidos com o dialogo e com o respeito, tudo vale à pena, tudo pode ser superado e tudo pode ser perdoado. Contudo, o respeito é o maior segredo, o mais precioso tesouro, o mais nobre das ferramentas humana. Saiba que, por mais difícil e doloroso que possa parecer esta experiência, é somente assim que nós podemos estar certos de ter passado por esse mundo sendo autênticos e comungando respeito. Enfim, uma relação solida se constrói a custa de muito diálogo e pautado na verdade e no respeito. Vamos pensar nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...