30 de agosto de 2012

O QUE FAZ UMA EMPRESA CRESCER

Por que algumas empresas fazem tanto sucesso e outras não? Comumente não paramos para pensar no sucesso que uma determinada empresa vem fazendo. Nós consumidores temos uma tendência natural de insatisfação e sempre estamos predispostos a criticar tudo que precisamos e consumimos. Mas por outro lado, nem sempre somos bem atendidos quando necessitamos de algum tipo de serviço. O bom atendimento é a alma precursora para o crescimento de uma empresa. Na verdade, não adianta ter bons produtos se não tem um atendimento de qualidade. É tão necessário, que toda empresa que pensa no futuro e pretende expandir o seu negocio, procura fazer-se presente perante o seu publico. Quem não aparece não é lembrado. Linguagem dos publicitários. Todavia, precisa-se de uma boa equipe de profissionais capacitados e bem remunerados, representando e fazendo a empresa crescer. 

Entretanto, não temos a menor idéia de onde vem o que usamos diariamente para nossa subsistência e nem conhecemos a origem dos produtos por nós consumidos. Não paramos para pensar objetivamente a respeito disso em nossas vidas. Nem imaginamos de como se da o sucesso de uma grande empresa. Quem na verdade eleva o nome da empresa? Uma boa campanha publicitária pode ajudar? Talvez a mais fácil de entender ou a mais inteligente. Trabalhar com bons produtos, também ajuda e muito. Mas de nada adianta tudo isso se não tiver um bom atendimento junto aos seus clientes. Diz o ditado popular, que a melhor campanha publicitária ainda é o boca a boca. Basicamente os objetivos de uma boa propaganda são o de informar, de convencer e o de motivar. Assim como um bom comercial é aquele que informa de maneira convincente e motivadora o seu cliente.

Existem diferentes formas de comunicação para a divulgação de marcas e produtos no mercado. Desde o patrocínio ao oferecimento de eventos culturais e artísticos prontamente associados ao produto à satisfação dos seus consumidores. Mas para isso é preciso ter funcionários realmente motivados que vestem a camisa da empresa literalmente. Se por exemplo numa empresa, os subordinados e gerentes chegarem à conclusão de que, durante a jornada de trabalho, deverão relacionar-se segundo os princípios da solidariedade, cooperação, diálogo e da igualdade entre as pessoas. Podemos dizer que todos estarão exercendo a ética e as normas morais. Esta ação enfatiza e exterioriza o lado bom das relações humanas. Tais atitudes deveria haver sempre e em todos os lugares, entre pais e filhos, patrões e empregados, homens e mulheres, etc. Praticar a ética é democrático e as normas morais estabelecem o caráter democrático.

Principalmente se essa empresa está no ramo de alimentos. A responsabilidade nesse caso ainda é maior, porque lida com o paladar refinado dos seus clientes, que na sua maioria não abre mão de uma boa comida e se possível ser bem atendido pelo garçom. O bom atendimento é vital para a concretização do negocio e o sucesso de qualquer empresa.

O atendimento é uma grande fonte de aumento das vendas para a empresa. Em um ambiente de alta concorrência, em que os produtos são muito similares em termos de características e preços, o atendimento passa a ser um grande diferencial.

Sempre me fiz esta pergunta, ao entrar em um restaurante. Como será o atendimento, além da comida é claro? Acho que todos nós pelo menos uma vez na vida tecemos algum comentário depois de uma boa refeição. Como é gostoso poder elogiar o bom atendimento, como é gostoso ser bem atendido.

Portanto, quero deixar registrado como sinônimo do bom atendimento e do respeito pelo cliente, minha homenagem a todos os funcionários que amam o que faz. A começar pelos garis, passando pelos juristas e chegando aos médicos que executam as complexas cirurgias no campo da medicina. Contudo, esta complexidade toda desaparece nas mãos de profissionais competentes e aplicados. Considero essas pessoas o cartão de visita e o marketing de qualquer empresa. Meu desejo é ver sempre pessoas com esse modo especial de tratar a todos os clientes ou pacientes, como só o bom profissional sabe fazer, sem preconceito, sem distinções e sem diferenças, o que nos deixa muito a vontade e plenamente satisfeito. Parabéns a todos aqueles que fazem e cumprem com amor a suas profissões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...