20 de julho de 2012

COMPAIXÃO UM ATO DE AMOR


Começo citando o filósofo inglês contemporâneo Bertrand Russel, que produziu até o fim da sua vida aos 91 anos de idade cuja sua preocupação maior foi com os seres humanos. A insuportável compaixão pelo sofrimento humano. Dizia Russel:”a compaixão sempre me trouxe de volta a terra. Ecos de gritos de dor refletiram em meu coração, crianças famintas, vitimas de tortura por opressores, pessoas idosas desprotegidas, um mundo inteiro de solidão, pobreza e dor transformam em arremedo o que a vida humana poderia ser”. Vou um pouco mais além do que Russel, na chamada era da comunicação, ainda temos que conviver com a indiferença dos filhos. Mais grave ainda, há um fenômeno crescente chamado “Síndrome da Criança Espancada”.

Há também outra doença que, para mim é incompreensível: estão espancando os nossos idosos. Jovens batendo e maltratando pessoas velhas e doentes. Os filhos agredindo fisicamente pai e mãe que os trouxeram ao mundo e estão envelhecendo aos poucos. Na sua maioria de desgosto, de sofrer a indiferença dos próprios filhos. Nos EUA, realizou-se uma entrevista com pessoas na faixa de 65 anos de idade, foram milhares de pessoas entrevistadas. E só 25% dessas pessoas disseram que estavam felizes. As outras 75% se consideravam vítimas. Afinal, é esse o sentido da vida? Continuar a viver até ao ponto em que acabaremos vítimas? Há muita gente andando por ai sem rumo, falando de morte, desespero e sofrimento. Basta ler os jornais ou ligar a televisão para constatar o que estou dizendo.   

Para a Filosofia Oriental, compaixão significa paixão por todos. É entender e compreender a dor do outro. Há uma relação da mente que compreende o sofrimento do seu próximo, que já não receia mais do final do seu ciclo na terra que é a morte, tamanho é o sofrimento. Compaixão é o senso de preocupação, mais do que isso, é a noção clara de que todos os seres têm exatamente o mesmo direito à felicidade. Essa compreensão é que nos traz a compaixão.

Entretanto, outro aspecto que costuma ser confundido com compaixão é a sensação de proximidade, de ligação que temos com amigos e parentes. Mas isso não é compaixão verdadeira, porque esse sentimento está ligado ao apego. Compaixão não é apego. Para o budismo apego é sofrimento e dor, aqui não existe nenhum ato de Amor pelo seu semelhante. A compaixão que se assenta no apego não se sustenta. A que se baseia na compreensão da igualdade de todos os seres é desprovido de apego, essa é verdadeira.

Amor, sofrimento e morte constituem para o ser humano algo que não se pode conhecer, aquilo que é incognoscível. Entretanto, conhecemos apenas fragmentos dessa coisa extraordinária chamada vida. Nunca olhamos para o sofrimento, exceto através do filtro das fugas, como diz os mestres orientais. Só conhecemos o Amor e a morte através do medo e da tristeza. No entanto, só pode haver compreensão da vida, do significado e da beleza do Amor que sentimos, caso não seja correspondido, quando a mente percebe e compreende o sentido da dor e do sofrimento na vida.

Entretanto, no momento que se conhece o Amor a pessoa já deixou de amar. O Amor está fora do tempo, está além, onde tudo é eterno, não tem começo e nem fim. Ele simplesmente existe, mas a pessoa não sabe que foi tomada por esse estranho sentimento. Ninguém sabe o que é o Amor, porque só conhecemos as sensações através dos estímulos. Só nos é dado a conhecer as reações diante desse sentimento.

A prática da compaixão também é imensamente benéfica para a saúde. De acordo com a medicina, os que têm mais compaixão, são mais interessados pelos outros, geralmente são mais saudáveis quando comparados com pessoas egoístas. Os egoístas sofrem mais freqüentemente de enfartes e outras doenças. Segundo Dalai Lama, monge budista argumenta que a mente mais egoísta, mais voltada para si mesma é muito ruim para a saúde. A mente mais compassiva, mais voltada para o próximo traz mais tranqüilidade, resultando por isso em saúde muito melhor.

Analisando a sociedade atual, em que a criminalidade vem crescendo a cada dia que passa ligada a problemas econômicos e sociais, como a diferença entre ricos e pobres. No nosso sistema educacional, muita atenção é dada ao desenvolvimento do intelecto, e pouca ou quase nenhuma atenção é dada ao coração, aos sentimentos, ao Amor. Pois isso é considerado tarefa da religião. E assim as crianças não recebem nenhuma orientação sobre como serem mais compassivas, e desenvolver um coração mais generoso.

Pense sobre o que o ódio traz para sua vida, para a sua saúde, para as pessoas que estão à sua volta. Pense sobre a compaixão e o que ela traz. E assim, teremos o ímpeto de cultivar certos valores, e rejeitar outros. Dessa maneira crescemos a cada dia, mas se não fazemos nada para reduzir nosso ódio e cultivar a compaixão tudo ficará como está, e a semente nunca irá germinar.

Portanto, a compaixão e a bondade são indispensáveis para a vida humana. Sem esses valores não há felicidade. Mas muitos crêem que a prática de valores como a compaixão, o perdão e o Amor são relevantes apenas para os que praticam uma religião. Isso não é verdadeiro. Podemos ver que no passado e presente existiram pessoas que mesmo sem nenhuma fé religiosa tinham esse sentimento de cometimento, de responsabilidade, de compaixão pelo próximo. Essas pessoas se tornaram mais felizes, mais úteis, mais benéficas para a sociedade. Para Platão, estamos sempre no nível das aparências e não da realidade e com base nelas fazemos o nosso julgamento. Contudo, buscamos e nos concentramos numa felicidade passageira, de curto prazo e minimizamos a felicidade permanente de longo prazo, por conta da nossa ansiedade e imediatismo do mundo moderno e informatizado. Matamos o Amor em beneficio do Ódio. Com toda a certeza, hoje somos a espécie mais ameaçada da terra e fadada a extinção.  

Um comentário:

  1. No dia em que os todos os homens sentirem compaixão,acabam-se as guerras e todo tipo de injustiças. Todos os seres vivos serão respeitados,amados e para sempre felizes....

    Beijos com carinho !!

    ResponderExcluir

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...