12 de julho de 2012

APRENDER E CRESCER NO AMOR


Como é lindo ver pessoas errando e acertando por amor, mais que nunca reconhecendo o erro e procurando crescer a partir do perdão. Um dos fundamentos mais importante do cristianismo é o perdão. É lindo quem tem a capacidade de cultivar essa virtude. Assim como são poucos os que sabem perdoar com o coração o seu semelhante. No nosso mundo informatizado nunca se errou tanto, sobretudo, porque nunca estivemos tão vulnerável e passivo de erros, mas, em compensação, nunca o ser humano foi tão verdadeiro em sua busca das aptidões amorosas. Lutando sempre, heroicamente por um grande amor.

Por outro lado, o mais importante é que as pessoas estão percebendo que a sua verdade é única e somente serve para si. Assim, como todo ponto de vista é visto de um ponto. Verdades que tem que ser aprendidas, mas não podem ser ensinadas. E nós aprendemos, à medida que se permite viver com a humildade de um aprendiz. Os valores, as regras, não podem ser mais importantes do que as pessoas, porque se assim for às relações se tornarão mais desumanas. O ser humano não nasceu para se enquadra dentro de teorias ou esquemas fechados. 

É bom que se diga sempre, o ser humano tem uma capacidade de luz infinita, mas, quando vive os seus problemas, sofre duplamente. Tem o mundo inteiro desabando na sua cabeça e todos contra ele, como se fosse um pecador sem principio e sem escrúpulo. Condenado e sem chance de rever a circunstância e os motivos que o levaram ao erro, como se todos vivessem acima do bem e do mal. Na mais absoluta perfeição. Vivem-se como nunca cometeram um erro se quer. “Quem nunca pecou que atira a primeira pedra”.

No entanto, hoje compreendo o quanto amar ou odiar alguém é um ato individual, próprio de quem está amando ou odiando. O ódio, que também é uma manifestação contrária do amor, mas que não deixa de ser um sentimento de frustração de quem está odiando naquele momento. Todavia, é o não querer entender que somos falíveis e passíveis de erros, que às vezes nos tornamos cruéis. Assim como a escolha da pessoa a quem vamos amar é tão superficial e independente daquele ser humano em si mesmo. Essa escolha só se torna real e se mostra profunda à medida que o amor nos leva a enfrentar as nossas barreiras, a ver o outro como ele realmente é de fato. A ver o ser amado, não como um deus a ser louvado nem como alguém com uma coleção de defeitos, mas simplesmente como uma pessoa que está conosco e nos motiva a enfrentar nossos medos e hábitos de solidão. É como dar um mergulho para dentro de nós mesmos quando procuramos entender esse ser amado.

Entretanto, quando conseguimos dar esse mergulho na nossa Essência é que vamos perceber que tanto o amor quanto a raiva existem dentro de cada um de nós. Contudo, se estamos amorosos, vamos descobrir as qualidades amorosas do outro e amá-lo com ternura e paixão. Da mesma forma, se estamos raivosos, vamos procurar seus defeitos e jogar ressentimentos sobre ele, sem nos preocuparmos realmente com o que ele possa estar sentindo.

Portanto, amar alguém não significa estar cego para os seus defeitos, e estar com raiva não representa o término do nosso amor por esse alguém. Se uma pessoa nos fez sofrer em um determinado momento, não significa que ela deixou de ser digna do nosso amor. Pelo contrário, é com esse alguém que o meu coração escolheu que vamos caminhar juntos e desvendar os mistérios daquele instante em que o sol se encontra com a lua. Enfim, o perdão é o mais profundo gesto de AMOR, declarado por um mortal.     

Um comentário:

  1. Um pedido de perdão feito pelo "coração", não pode ser recusado. E como saber se é o coração quem esta solicitando? Quem ama sabe e não é preciso que peçam.......perdoar é amar..........a todos

    Beijos com carinho !!

    ResponderExcluir

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...