11 de junho de 2023

SENTIR-SE AMADO É O DESLUMBRE DOS APAIXONADOS

O amor é um projeto que se abre ao infinito do outro, que nos faz sentir-se renovados, a ponto de causar prazer íntimo ao outro e a nós mesmo no cumprimento de nossas possibilidades mutuas, na serenidade e na luta por um viver juntos. Como a flor que enfeita e embeleza a natureza, cabe a nós a preocupação ativa pela vida e crescimento daquilo que amamos.

A demonstração de amor requer mais do que beijos, sexo e palavras. Sentir-se amado é sentir que a pessoa tem interesse real na nossa vida. Que zela pela nossa felicidade. Que se preocupa quando as coisas não estão dando certo. Que se coloca a disposição para ouvir nossas dúvidas. E que dá uma sacudida em nós quando for preciso. O amor está sempre de braços abertos.

Ser amado é ver que o outro lembra de coisas que nos contou a três anos atrás. É ver como o outro fica triste quando você está triste. Sente-se amado aquele que não vê transformada a mágoa em munição na hora da discussão. Sente-se amado aquele que se sente aceito, que se sente inteiro. Aquele que sabe que tudo pode ser dito e compreendido.

Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é. Sem inventar um personagem para a relação. Pois, personagem nenhum se sustenta muito tempo. Sente-se amado quem não ofega, mas suspira. Quem não levanta a voz, mas fala com serenidade. Quem não concorda, mas escuta. Luto diariamente para compreender a minha humanidade, para poder compreender o outro, quando me revelar que também é humano.

Portanto, por amor a minha essência que passou por tantas provações. Superei tantas coisas. Enfrentei tantos gigantes. Gastei tempo pensando, tentando, caindo e levantando. Recomecei incontáveis vezes. Sonhei e pouco realizei. Naufraguei em dúvidas. Revelei segredos íntimos, sob pena de deixar-me vulnerável. Nada disso foi fácil. Não tirei de letra, mas fiz um esforço enorme para aceitar o que eu não podia mudar. Vivi todos os inícios e sobrevivi aos finais. Talvez hoje, por sentir-me amado é que vivo em estado de poesia. (Parabéns pelo Dia dos Namorados)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...