10 de maio de 2023

AMIZADE É UM SENTIMENTO DE CONEXÃO COM O OUTRO

Amizade é quando você tem um sentimento de afeição, simpatia, muito grande de conexão com outra pessoa. Amizade de verdade é amor sem sexo. A gente quando era criança, eramos totalmente livre para ter os amiguinhos. Se perguntasse a uma criança porque gosta daquele amiguinho, certamente ela responderia: porque me sinto bem com ele.

É exatamente essa sensação de conexão, de apreço, de simpatia, de sincronicidade que sentimos. Amigo é uma coisa rara, penso que amigo é a família que a gente escolhe, não é imposta. Amigo é aquele que a vida me traz e há uma sintonia entre nós, por vários motivos. E o meu silêncio é confortável ao lado dessa pessoa. O amigo te entende no olhar, no silêncio, quando você não fala. Essa sincronicidade é muito de essência para essência, de índole para índole.

Penso que a amizade traz uma coisa que você pode ser colega de muita gente, mas, o amigo você tem alguma coisa na essência em comum com ele. Podemos ter amigos com escolhas diferentes, que pense diferente, mas, na essência afetiva, na questão da ética, da bondade é muito difícil você ter uma amizade verdadeira quando existe uma diferença de essência. Os amigos são complementares, mas os valores que os unem são os mesmos.

Jamais conseguiria ter amizade com alguém perverso. Por exemplo; já ouvi pessoas dizerem, fulano bate na mulher ou é explorador de mulher, mas é meu amigo. Isso pra mim não existe. O amigo é verdadeiro e não aquele que passa pano e concorda com tudo de errado que o outro faz. Amigo é aquele que contribui para a sua evolução, seja ela como pessoa, no campo profissional ou espiritual.

Portanto, ser amigo não significa que concordamos com tudo que ele faz. Por isso que não aceito que falem mal dos meus amigos. Se há algo de errado, que precisa dizer e que pode até magoá-lo. Mesmo assim, prefiro eu mesmo dizer, chamá-lo no particular e conversar com delicadeza, acolhimento, para vê-lo melhor. Amizade verdadeira envolve empatia, gentileza e compaixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...