9 de agosto de 2020

NENHUM FILHO CHEGA AO MUNDO SEM UM PAI

Meu querido pai, se não fosse você, eu não estaria aqui. Tudo isso é pouco diante do que sinto. Você me trouxe à vida. Por que não está aqui para abraça-lo fortemente? Olhar fundos nos teus olhos e dizer: “Querido pai, olho tuas mãos abençoadas, elas foram importantes na minha educação, sou teu filho e me orgulho de sê-lo. Que essas mãos souberam ser firmes na sua orientação, e serenas no seu amparar. Que elas não fugiram ao dever de punir, e não se tornaram indignas por agredir quando precisou. Por essas mãos fui abençoado. Você me trouxe ao mundo. Tuas mãos meu pai, devem ser o exemplo do teu trabalho e que não se abram apenas materialmente. Que isso é um modo de fechar a consciência, mas que, ao abri-las estejas abrindo muito mais o teu coração e a tua compreensão. Mesmo não te conhecendo hoje sinto o teu amor e o quanto é bom ser pai”.

Gostaria de ter um pai, para sentir quanta responsabilidade cabe a um pai. Ser observado por ele, que orgulhoso sorri pelas qualidades do filho. Por pequenas que sejam, é o pai que as fazem crescer na esperança. Mas que esse pai não deixe de ver os defeitos e as falhas, porque pode ser teu o dever de corrigi-las. Não te considere pai sem defeitos, mas que isso não te desobrigue da perfeição de ensinares o que sabes corretamente. Ainda que tu mesmo tenhas dificuldade em segui-lo, o mais importante do que conseguir alcança-lo, sem dúvida será lutar por ele e fazê-lo grande. Nenhum filho se faz, sem a referência desse pai amoroso. 

Portanto, querido pai, o que se quer de ti é que pai seja. No conceber por amor, no receber por amor, no renunciar por amor. No amor total dos filhos que, sem teu amor, perderão o significado da própria existência. O filho que não tem amor pelo pai, não pode dizer que tem uma história feliz. Todo pai está presente no sangue, na herança biológica, na cor dos olhos, no sobrenome, na língua falada, no DNA. Tudo isso, porém, desaparecerá senão te fizeres presente no coração. Contudo, o filho que conquista o amor deste pai, torna-se esse amor notável em suas ações no dia a dia, como no afeto pelas pessoas que o lisonjeia. Enfim, ser pai é descobrir que o amor incondicional existe e o maior e mais sincero de todos, está bem diante do nosso “Abraço”. Todo pai ama teus filhos, nem todos os filhos amam o teu pai.           

(Feliz dia dos Pais)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...