2 de abril de 2020

AMOR PERFEITO TORNOU-SE ARTIGO DE LUXO

O amor no mundo contemporâneo tornou-se artigo de luxo. Quantas pessoas são capazes de viver um amor verdadeiro e de boa qualidade? Atualmente, o amor está cada vez mais escasso. E por que o amor está cada vez mais distante das pessoas de bem? Será o amor uma ameaça para os nossos instintos mais primitivos ou para a sociedade?

Entretanto, falamos do amor de Jesus Cristo a mais de dois mil anos, e nem de longe damos conta, que ele morreu por nos ensinar o amor e por nos amar demais. A sociedade organizada em pirâmide torna a todos inimigos um do outro. Somos competidores e cruéis ao mesmo tempo, não nos importando com o nosso próximo e curiosamente nem conosco mesmo.

Podemos não ter o corpo que gostaríamos de ter ou a altura, mas você é o melhor que você tem. E quando reconhecer isso estará progredindo. Não conheço nenhuma escola que ensine o respeito por si mesmo. Sempre que olhava para os meus alunos, tinha uma sensação de que a primeira ponte que temos que construir é a ponte para dentro de nós mesmos.

Acho simpática essa ideia da ponte. Minha primeira aula de catecismo foi introduzida por um padre. Lembro-me até hoje dessa aula de catequese onde o padre dizia o seguinte: “Deus saiu da eternidade e entrou no tempo e na história, se fez homem na pessoa de Jesus, viveu entre nós e pregou o amor e a paz entre os homens. Mostrou que o primeiro amor da minha vida sou eu, só assim posso amar incondicionalmente o meu próximo, a partir do amor que tenho por mim.” Tarefa difícil, mas não impossível, amar o outro como a ti mesmo. Vamos além, dizia ele: “Vou para o Pai preparar-vos uma morada, pois na casa do meu Pai há muitas moradas”.

Portanto, fiquei encantado com essa ideia de ponte entre o mundo material e o mundo espiritual. Penso que as relações humanas duradouras são marcadas por essa ponte. Uma ponte que exalte nossa humanidade, que exalte nossa imperfeição, nossa solidão e acima de tudo nossas carências afetivas e de proximidades com o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...