2 de fevereiro de 2020

POR INCOMPETÊNCIA A EDUCAÇÃO CHEGA AO DESCRÉDITO

O senhor Abraham Weintraub, Ministro da Educação conseguiu alguma coisa realmente inédita na história da educação. O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), existe desde 1998, portanto, já temos 21 anos de Enem. Porém, o Enem como instrumento de acesso as universidades públicas federais, assim como também algumas universidades privadas que usam o Enem, desde 2006. De modo que temos 13 anos de experiência com o Enem, como elemento de provas de vestibular, talvez a maior do mundo. E como instrumento para examinar a qualidade do ensino médio, ainda é de 1998. Vale lembrar, que houve problemas neste período dos mais variados: de vazamento de questões, que teve questões repetidas e assim por diante. Mas, nunca antes tinham conseguido acabar com a “credibilidade” do Enem. E finalmente conseguimos esse prodígio.

E foi com quem? Com ele: o senhor Abraham Weintraub, o homem acima de qualquer suspeita, que tenha competência para cuidar dessa pasta do governo. Que na verdade, está mexendo com a vida de milhares de estudantes e aí muitas vezes o sujeito pode ser recusado numa universidade ou perder uma vaga por causa daquele meio ponto de uma correção que o MEC não fez. O ministro Weintraub tem um jeito estranho de avaliar as coisas, que decorre da sua brutal incompetência, da sua inapetência, da sua inabilidade e da sua inexperiência. Sem falar da sua falta de cultura, sua falta de leitura.

E o pior, ele disse que foram apenas só seis mil provas canceladas. Que disparate! E ele acha pouco? Quem faz o exame do Enem espera que o órgão examinador seja correto. Weintraub consegui um feito que ninguém tinha conseguido antes. Que é acabar com a credibilidade do Enem. Acontece que do ponto de vista de quem faz o exame, ainda que essas seis mil provas não tivesse interferência no conjunto que tem. Do ponto de vista de quem faz o exame, quer que o órgão examinador seja correto. Que não trabalhe com esse tipo de falha que pode prejudicar a vida dessas pessoas que fizeram a prova.

Portanto, não dá para manter esse tipo de incompetência no governo, independentemente da questão ideológica. O presidente Jair Bolsonaro deveria compreender, para o bem do país e secundariamente até do seu governo. Certamente ele encontraria gente, que tenha mais ou menos a visão de mundo dele, por mais assustadora que seja, mais que ao menos seja eficiente no trabalho, o que não é o caso desse ministro. Na verdade, o Weintraub não sabe o que está fazendo lá no Ministério da Educação. Ele não tem ideia, nunca administrou nada, não tem experiência nenhuma. E aí ele pega um troço gigantesco nas mãos, e vem o problema e ele demora a reconhecer. Contudo, como se não bastasse, ainda desmoraliza o Enem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...