16 de fevereiro de 2020

AMOR É UM SENTIMENTO DE INCLINAÇÃO E ATRAÇÃO

O amor é um sentimento de inclinação e de atração ligando os humanos uns aos outros. É uma tendência da sensibilidade suscetível a transportar-nos para um ser ou um objeto reconhecido ou sentido como algo bom.  Em outras palavras, é a inclinação para uma pessoa, sob todas as suas formas e em todos os graus, desde o amor desejo (inclinação sexual) até o amor paixão e o amor sentimento. Todavia, o amor é uma emoção da alma causada pelo movimento do espírito, levando-a a unir-se voluntariamente a pessoa que lhe parece conveniente. No entanto, o amor é essa afeição que nos faz encontrar prazer na perfeição daquele que amamos. O amor é um sentimento que torna o homem bom.

O amor é fundamental para o homem e para a sociedade. Sem amor, o homem torna-se árido, incapaz de encantar-se com a vida e de envolver-se com os outros. Não se sensibiliza com o abandono dos velhos, a morte das crianças, a miséria do povo, poluição e a destruição do planeta, o roubo da cidadania, a morte dos ideais. Sem amor não há encontro, não há diferença; resta a escuridão do individualismo, do ser incapaz de relações amorosas duradouras. Por conseguinte, o amor é uma vivência que se manifesta de varias maneiras: amor materno, amor paterno, amor pela pátria, amor a si mesmo, amor erótico, amor a Deus, amor fraterno, amor pela natureza.

Concluo com as seguintes declarações de amor. Há o amor segundo Platão (427-347 a.C.): “Eu te amo, tu me fazes falta, eu te quero”. Há o amor segundo Aristóteles (384-322 a.C.) ou Spinoza (1632-1677): “Eu te amo; és a causa da minha alegria, e isso me regozija”. Há o amor segundo o que penso ser: “Eu te amo como a mim mesmo, que não sou nada, ou quase nada, eu te amo como Deus nos ama, se é que ele existe, eu te amo como qualquer um; ponho minha força a serviço da tua fraqueza, minha pouca força a serviço da tua imensa fraqueza”. Contudo, negar o amor é negar a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...