1 de outubro de 2017

A NATUREZA É A NOSSA GRANDE COMPANHEIRA

A vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás, mas, só pode ser vivida, olhando-se para frente. Como posso julgar hoje, sem antes olhar para o meu passado? A Natureza é a nossa grande companheira, nós é que não a compreendemos muito bem. Ela nos empurra ao recolhimento e a reflexão. O contato íntimo com a Natureza é volta para uma reflexão sobre a nossa existência e do sentido de nossa vida. Aos que têm a oportunidade de sentar em frente a uma praia e olhar o infinito, entendem o sentimento do finito diante do infinito.

Certa vez encontrei-me sentado numa pedra de frente para o mar, pois, querida escutar o som da Natureza. Naquele momento fui tomado completamente pelo som das águas batendo nas pedras. Achei aquela experiência incrível. Para não perder aquela cena, tendo como fundo o azul do mar, aproveitei meu momento de solidão para ler, embora conhecesse a história, pois nunca tinha lido o livro: “Mágico de Oz”. Ao ler o sofrimento dos três personagens, tentei juntá-los em um e percebi que em nossa existência somos um pouco do homem e de homem de lata, do leão e do homem de palha. Isto porque o dia a dia mata os nossos sentimentos. Por isso na maioria das vezes somos inconsequentes, nas ações e atitudes que tomamos.

Transformamo-nos em pessoas frias, sem coração, homens de lata. Esquecemos o valor do toque, a importância do vínculo e a doçura do olhar descompromissado. Na história acima citada, os três personagens a partir do encontro passam por diversas aventuras, até chegar à conclusão de cada um. Na verdade, não temos mais tempo para nos encantar com a obra da criação, e o pior, nem sentimos a nossa importância enquanto parte desta criação. Nos homens de lata, seguimos nossa vida e nada nos comove mais. Fome, guerra, doença, morte, dor já fazem parte do nosso cotidiano. Já nos transformaram em seres ocos, sem sensibilidade.

Assim como nos falta o toque do amor para olhar a nossa existência, falta-nos a coragem que faltava ao leão. Coragem de enfrentar, de assumir posturas, tomar atitudes. Coragem para dar o valor exato de nossa existência, de ter o comando de nossa vida. Coragem que faz com que não precisemos de heróis para direcionar nossa vida, mas, coragem de despertar o herói que existe em cada um. Só com essa coragem de nos respeitarmos que se dará o respeito dos outros para conosco.

Por fim, a procura pelo cérebro que o homem de palha queria. Os donos do poder insistem em dizer que sabem mais. Procuram nos diminuir em nossa sabedoria para dominar e comandar nossa vida e nossas atitudes. Com o cérebro, vamos reverter essa situação. O conhecimento é a forma de pegarmos o comando do nosso existir. Quando terminei a leitura, pensei: “quem seria o mágico de Oz, para nos dar o amor, a coragem e o conhecimento?”

Portanto, assim como narra o livro, entendi que já temos essas qualidades adormecidas em nosso interior. Tais sentimentos estão sufocados e, dessa forma, a vida se torna vazia e sem sentido, causando angústia em nosso viver. Ao olhar para o mar, consegui escutar o “grito” da Natureza, que estava adormecido. Como diz a música “Companheira de Alta Luz” na voz de Zé Ramalho: “Desesperado eu sonhei que havia um mundo melhor e acordei solitário no escuro da dor. Essa saudade também rondava a tua cabeça, além dos males do bem essa paixão nos devora. Vem lá de fora uma brisa com teu cheiro de amor, que a Natureza criou e a vida se transformou”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...