27 de setembro de 2017

NADA EXISTE DE GRANDIOSO SEM PAIXÃO

A loucura é a antítese do estabelecido. Ela torna o momento mais intenso. Experimente viver com intensidade. Não se importem se o chamarem de louco. Ao fazerem o teste vão notar que o seu trabalho, o seu relacionamento, a sua caminhada e os seus projetos ganharão outro sabor, pois despertará em cada um o interesse por aquilo que realiza e o coloca em sintonia com o movimento cósmico.

Não escrevo isto como uma receita de autoajuda, pois sou filósofo, cujo papel é colocar as pessoas a pensarem comigo, talvez por acreditar que há um movimento criador que nos chama ao crescimento e só participa desse movimento quem se apossar da loucura criativa. De modo que só os loucos ousam a utopia. Só os loucos invertem a lógica do mundo. Muitos pensadores foram em, suas épocas, considerados loucos. Será que a senhora “razão” tem prazer? Tendo em vista, que o prazer é muita loucura para ela. Prazer e razão são indicio de confusão. Queremos ter razão ou prazer de viver?

É muita loucura para a razão. Sentir prazer é perigoso, segundo, diz a razão. Loucura é tirar nossos momentos de delírio e nos dizer que somos ridículos quando buscamos o prazer, nas coisas que fazemos e sentimos. Da uma olhada para os sete pecados capitais. A igreja católica defende a ideia de que a vida começa no momento da formação do embrião. De modo que, condena qualquer tipo de pesquisa científica com embriões humanos e células-troncos embrionárias. De onde a igreja tirou esse ideia, que a vida começa com a formação do embrião? A vida não começa aqui, ela continua com a formação do embrião, a vida está aí para ser vivida. O prazer da fecundação é apenas a continuação da vida.

Portanto, o movimento que estabelecemos, chamamos de postura dialética diante da vida. É como em um dia de sol intenso, em uma piscina, colocar só o pé não da. O melhor mesmo é mergulhar de corpo inteiro. Porém, se não houver paixão no que fazemos, o melhor é surtar. Contudo, para os estoicos, a sabedoria consiste em ter a razão como guia; a loucura, pelo contrário, consiste em obedecer às paixões, mas, para que a vida dos homens não seja triste e aborrecida, Júpiter deu-lhe mais paixão que razão. Sendo assim, o amor é a sabedoria dos loucos e a loucura dos sábios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...