29 de março de 2017

OS VALORES VALEM E AS PESSOAS SÃO

Todos os dias cada um de nós tomamos decisões e agimos de acordo com os nossos valores. Os valores não estão nas coisas em si, eles dependem de quem avalia por isso os valores podem variar de pessoa para pessoa. Os valores podem mudar com o tempo. Quando os nossos valores mudam, muda o nosso olhar sobre as coisas do mundo. Os valores valem e as pessoas são. O que isso quer dizer? Isto quer dizer que, os valores não são propriedade das coisas ou das pessoas. Os valores só existem na medida em que alguém avalia e valoriza, portanto, há muitas diferenças nos valores. Valor implica sempre uma relação de sujeito com um objeto. Quanto vale uma árvore contada, por exemplo? Ela tem valor diferente para cada pessoa. Para um ambientalista ela tem um valor estético, que justifica sua preservação. Para o biólogo a árvore abriga varias espécie de pássaros, que ficariam prejudicados se ela fosse derrubada. A preocupação como a sobrevivência com outras formas de vida é um valor ético. Para uma pessoa gananciosa e materialista isso não significa nada a não ser o lucro que vai ter com a derrubada da árvore.

Nós decidimos e agimos em função de valores que temos. Porém, o mais certo seria dizer, que as nossas decisões de ação mostram quais valores na verdade, nós temos. Porque muitas vezes nós dizemos que acreditamos em tais valores e agimos de outra forma. O valor de verdade é aquele valor que se manifesta na nossa ação. Se digo que sou contra mentira, contra a traição, contra a falsidade e contra o roubo e na pratica eu minto, traio, falsifico e roubo, esse é o meu valor. As pessoas que têm valor nas nossas vidas são escolhidas por nós, assim como a prioridade que lhes damos. As etapas pelas quais passamos determinam de forma perigosa as máscaras que vestimos e as máscaras que os outros usam. Por isso, para desmascarar egoísmos e falsas companhias, primeiro é preciso limpar as próprias lentes e perceber o suicídio que significa ter a pretensão de ser como os outros esperam e anseiam que sejamos.

Quem inventou os valores? Foram os homens que inventaram os valores e estão continuamente avaliando e reavaliando seus valores. E nesse processo de revisão permanente, os homens buscam valores que proporcionem uma vida melhor, mais justa, digna e solidária, que convive o pacífico entre todos. Na perseguição desses valores, o homem vai se modificando e aprimorando como se estivesse numa olimpíada. Para o filósofo alemão Friedrich Nietszche (1844-1900), a ação mais alta da vida livre, é o nosso poder para avaliar valores. Para ele o bem o mal não são valores existentes em sim mesmo. Tem uma identidade e uma significação independente dos grupos humanos ou dos indivíduos em confronto que define o que é o bem e o que é o mal. Esses valores nunca são questões eternas, mas elas dizem respeito sempre a aquilo que é mais forte para afirmar o seu ponto de vista e aquele que tem que sofrer esse ponto de vista. Portanto, há sempre uma relação de força, é sempre o mais forte que age pela a afirmação dizendo, algo é bom e imediatamente o mais fraco na vontade diz isto é um mal.

Portanto, os valores são entidades virtuais, eles não existem na realidade, não são propriedades dos objetos, são atribuídos as coisas pelo sujeito. Os valores só existem na medida em que uma pessoa avalia e valoriza. Por isso existem muitas diferenças nos valores. Eles variam conforme a época e os critérios das pessoas. Todas as nossas decisões são baseadas em valores e quando nossos valores mudam, muda a nossa maneira de ver o mundo. O ideal é que cada pessoa busque os seus valores internamente, e saiba como trabalhar com eles para alcançar seus objetivos. Pare por um momento da correria do dia a dia, relaxe tranquilamente, seja num banco de praça, em um café, logo após o almoço, escolha um momento para ser somente seu, e faça a seguinte pergunta a si mesmo: “O que é importante para mim?” Na grande maioria das vezes, as respostas que você obter desta pergunta, irá indicar seus valores. Contudo, falamos de vínculos saudáveis e insanos, de pessoas que nos enriquecem e pessoas que nos prejudicam com seus costumes e com expectativas. Somos obcecados por agradar o mundo todo, o que acaba gerando a sensação de que estamos rodeados por uma quantidade mais do que por qualidade. Normalmente isto muda com o passar do tempo e seja pelos anos ou pelos danos, começamos a dar prioridade a aqueles que realmente, consideramos importantes nas nossas vidas.     

2 comentários:

  1. As pessoas que tem valor em nossas nas nossas vidas são escolhidas por nós !!!Isso ja disse tudo....Perfeito!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...