21 de março de 2017

O ROSTO HUMANO SE ENCONTRA DESFIGURADO

O individualismo é a mais cerrada solidão; enquanto que o coletivismo de cunho burocrático é outra dura modalidade de solidão. Só mesmo o movimento de entra-se em relação autêntica com o outro é que permite a redescoberta do sentido profundo de existir convivendo. De modo que o ser humano, no mundo e em comunhão com o mundo, foi sempre tema nuclear de si mesmo. Para o filósofo austríaco-judeu Martin Buber (1878-1965), que examinaremos nesta reflexão levantou varias indagações sobre a relação do homem com a sociedade de consumo. Assim por exemplo: qual o lugar que corresponde ao homem no cosmo? Quais as suas relações com o destino e com o mundo das coisas? Como o homem se relaciona com o seu semelhante na sociedade de consumo?

Na obra central de Buber, “Eu e Tu”, colhemos suas próprias palavras: “São três as esferas nas quais o mundo da relação se constrói. A primeira é a vida com a natureza onde a relação permanece no limiar da linguagem. A segunda esfera é a vida com os homens, onde a relação toma forma de linguagem. A terceira é a vida com os seres espirituais, onde a relação embora sem linguagem gera a linguagem”. Contudo, é claro que as relações humanas estão desfiguradas por conta da modernidade líquida. As pessoas se relacionam como se o outro fosse objeto. A relação eu-isso entre pessoas tem aspectos patológicos, oriundos de fixações emocionais no desenvolvimento de traumas sofridos nos intercâmbios afetivos e deformações da personalidade produzidas pelo descaso humano da sociedade de consumo.

Há seres humanos infelizes que se tornaram incapazes de amar, só querem ser amados. São aquelas pessoas impotentes para se afeiçoar, vivendo o que poderia ser chamado de déficit de alteridade que só lhes permite ver os outros como objetos úteis e convenientes. Não é necessário acrescentar que, para essas pessoas desventuradas, o seu próprio eu decai para a condição objetal. Cito Santo Agostinho (354-430), que construiu belos pensamentos em torno dos vocábulos latinos frui e uti: “Fruir é inteiramente diverso de utilizar; a fruição implica comunhão prazerosa, enquanto que a utilização só diz de manifestações frias”. Lembro aqui estas ideias de Agostinho porque uma das coisas que mais têm degenerado as relações interpessoais é esse pragmatismo com o qual pergunto apenas se o outro – meu semelhante – pode ou não ser-me útil.

O eu da relação eu-isso difere do eu da relação eu-tu. O primeiro eu apenas observa e estabelece juízos de valores, enquanto o segundo, diferentemente de ser uma coisa em si mesma, é algo que acontece na comunhão relacional do “encontro humano”, E há nisto uma dinâmica especial, pois o tu é evanescente por não ser estaticamente objetivado; de modo que há a exigência de uma busca constante do relacionamento eu-tu. Ora, entre pessoas cujo encontro humano foi de tal modo legítimo que lhe estreitou a convivência em verdadeiro amor, seguem acontecendo momentos de eu-isso como acidentes neuróticos da relação. De qualquer forma, nessa relação ocorre necessariamente que o tu seja o outro polo do nosso eu, pois este só pode ser confirmado na plenitude de sua humanidade por um tu. Tal confirmação está, é claro, no fato da “exigência de reciprocidade”.

Portanto, no livro “Eu e Tu”, trata-se de uma obra profundamente filosófica. Para compreender a filosofia do diálogo em sua totalidade seria necessário ter conversado com o próprio Martin Buber, devido ao tamanho da complexidade presente na sua obra. Entretanto, a despeito de toda complexidade (que demonstra a riqueza e validade da obra) é possível inferir que compete nos priorizar a relação eu-tu, principalmente, em se tratando do Tu eterno, o encontro com Deus. Sem esquecer, porém, que a experiência através da palavra-princípio eu-isso é necessária para o nosso conhecimento de mundo. Devemos também, enxergar a natureza como um tu e não como um isso, pois, na relação eu-isso visualizamos a natureza como um tu e não como um isso, pois, na relação eu-isso visualizamos a natureza como um fim útil, assim como o mundo capitalista à enxergar, implicando por sua vez, nos desastres ambientais visto atualmente e na situação pré-apocalíptica em que colocamos nossa casa mãe no eu-isso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS COISAS SÃO OS NOMES QUE LHE DAMOS

O que é que você está fazendo com a sua solidão? Quando você a lamenta, você está dizendo que gostaria de se livrar dela, que ela é um sofri...