3 de junho de 2016

SAUDADES DE UM AMOR QUE ESTÁ PERTO

Se o poeta pudesse fazer um pedido, para seu santo de devoção, seria para nunca precisar sentir saudades de quem está por perto. Ele ama pelo prazer que tem e que da quando está nos braços desse amor. Não quer mais nada além de viver essa experiência de amar muito. Se alguém está insatisfeito e com dificuldade para viver o amor, isso é bom, pois pode ser o primeiro passo na descoberta do amor que tanto necessitamos.

Saudade de um amor que está por perto, nada faria mais feliz ao poeta do que poder olhar nos olhos da amada, tocar a sua pele, tê-la em seus braços e matar a saudade dos teus lábios. Mas, o poeta se contenta só de receber teu abraço acolhedor, talvez para sentir-se protegido. Mandar a saudade embora é seu desejo. Se desejar amar é claro que deve mover-se para o amor. Quem inventou essa tal distância, não avaliou o quanto dói uma saudade. Isto só serve para nos ensinar alguma coisa.

Não pode haver amor, onde não há confiança. A saudade serve para despertar o desejo de amar. Ao ouvir a voz da amada, ao mesmo tempo em que fortalece o poeta ela lhe mata. Vivendo entre dias e noites na saudade fortalecida apenas, pelo fato da amada existir. Enfraquecido por estar tão longe da amada, o poeta sonha de olhos abertos, enquanto ela dorme. Mas, o poeta tenta tocá-la em seus devaneios, sentir seu cheiro, mas, o muito que ele consegue é respirar o mesmo ar que a amada respira e contempla a lua que a ilumina.  

Portanto, a saudade que machuca as vezes também consola, para suprir a ausência desse amor, que para o poeta é um castigo, sofrer por um amor que está tão perto. Enquanto ela vai a saudade fica com o poeta que declara: “é tão curto o amor, e é tão longo o seu esquecimento”. Ele lembra quantas noites a teve em seu braços. A alma do poeta não se contenta em não tê-la mais. Se o amor está tão perto, por que a saudade insiste?   

Um comentário:

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...