15 de novembro de 2015

ENSAIO ACERCA DO ENTENDIMENTO HUMANO

Nos escritos “Ensaio Sobre o Entendimento Humano” do filósofo inglês John Locke (1632-1704), ele faz uma crítica à doutrina do racionalismo cartesiano, principalmente à teoria das ideias inatas, ao defender que todas as ideias têm origem na experiência sensível. Sua reflexão tem por objetivo saber qual é a essência, qual a origem e o alcance do conhecimento humano. Ao investigar a origem das ideias, ao contrário de Descartes que privilegiava as verdades obtidas pela razão, típica da lógica e da matemática. Locke preferiu o caminho do mundo sensível, ou seja, que todas as ideias derivam da sensação ou reflexão.

Locke parte do seguinte argumento; suponhamos que a mente seja como uma folha de papel em branco, desprovida de todos os caracteres, sem qualquer impressão. Como será suprida? De onde lhe provém este vasto estoque de informações, que ativa e que o ilimitado universo de fantasia humano, imprimiu com uma variedade quase infinita? De onde apreende todos os materiais da razão e do conhecimento? A tudo isso responde Locke, numa só palavra, da experiência. Todo o nosso conhecimento está fundado na mente, e dela deriva fundamentalmente o próprio conhecimento. Empregada tanto nos objetivos sensíveis externos como nas operações internas de nossas mentes, que são por nós percebidos e refletidos, nossa observação supre nossos entendimentos com todos os materiais do pensamento. Segundo Locke, são dessas duas fontes de conhecimento que brotam todas as nossas ideias que possivelmente teremos.

Para Locke, os nossos sentidos, familiarizados com os objetos sensíveis particulares, levam para a mente várias e distintas percepções das coisas, segundo os vários meios pelos quais aqueles objetos os impressionaram. Por exemplo: temos a ideia do azul, branco, quente, frio, amargo, doce, dia, noite e todas as ideias que denominamos de qualidades sensíveis. Quando Locke diz que os sentidos levam para a mente, entendemos com isso, que os sentidos retiram dos objetos externos para a mente o que lhes produziu esta percepção. É como receber um bombardeio. A esta grande fonte da maioria de nossas ideias, bastante dependente de nossos sentidos, dos quais se encaminham para o entendimento. Locke denominava de sensação.

Outro argumento forte de Locke é das operações de nossas mentes. A outra fonte pela qual a experiência supre o entendimento com ideias é a percepção das operações de nossa própria mente que se ocupa das ideias que já lhe pertencem. Essas operações, quando a alma começa a refletir e a considerar, suprem o entendimento com outra série de ideias que não poderia ser obtida das coisas externas, tais como a percepção, o pensamento, o duvidar, o crer, o raciocinar, o conhecer, o querer e todos os diferentes atos de nossas próprias mentes.

Observando esses atos em nós mesmos, nós os incorporamos em nossos entendimentos como ideias distintas, do mesmo modo que fazemos com os objetos que impressionam nossos sentidos. Todas as pessoas têm esta fonte de ideias completamente em si mesmo. Embora não a tenha sentido como relacionada com os objetos externos, provavelmente, ela está e deve propriamente ser chamada de sentido interno. Mas como Locke denominou a outra de sensação, esta ele denominou de reflexão. Portanto são ideias que a mente reflete acerca de suas próprias operações, como elas se formam e como elas se tornam as ideias dessas operações no entendimento. Que para Locke são os únicos dados originais dos quais as ideias derivam.

Portanto, toda e qualquer prova ou demonstração analítica, indutiva, intelectual, supõem um fundamento anterior e independente. Como a janela aberta é a condição necessária para que a luz do sol ilumine a sala, mas a causa dessa iluminação é o foco solar. Da mesma forma, não podem os pais ser considerados como verdadeira causa do filho, senão apenas a condição necessária para a formação do mesmo. Não são eles os autores e criadores da prole, senão somente formadores e modeladores da mesma. Contudo, para o filósofo e empirista escocês da Renascença Davi Hume (1711-1776), onde não há verdadeira causa ali não pode haver certeza, senão apenas probabilidade. O que se pode provar é apenas provável. Para haver certeza, é necessário recorrer a algo que não possa ser provado e nem necessite de provas. Quem nada supõe nada pode provar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...