4 de janeiro de 2013

LER É MAIS IMPORTANTE QUE ESTUDAR

Quem disse essa frase: “ler é mais importante que estudar”, foi o cartunista e cronista Ziraldo (1932). Que na verdade é um hábito pouco comum em nosso meio diário. Para Ziraldo, quando se cria o hábito da leitura ganha em conhecimento e enriquece o vocabulário. Alguns estudos nessa direção nos mostram que os brasileiros ainda não descobriram o prazer na leitura e que ocupam o tempo livre, vendo televisão, ouvindo música, descansando e raramente se propõe a ler um livro, jornal ou um texto do seu interesse sobre determinado assunto.

Entretanto, quero aqui dedicar esse ensaio aos meus seguidores do blog, que de certo modo apreciam a boa leitura e gostam do que penso e escrevo. Conheço alguns dos meus leitores e sei o quanto estão preocupados com o mundo em que vivemos. Mesmo aqueles que não me conhecem e lêem os meus textos, os tenho como meus amigos. Através do blog, debatemos, questionamos e procuramos entender as questões emblemáticas da nossa sociedade e do mundo globalizado. Somos um grupo pequeno, mas temos objetivos claros e pontuais. Alguns não me conhecem pessoalmente. Outros foram meus alunos, professores colegas e outros tantos, amigos que foram aos poucos se juntando, identificando-se e consolidando com as nossas reflexões e proposta de uma vida mais consciente.

Estamos em uma época da história da humanidade na qual, mais do que nunca, uma das coisas mais importantes para nós seres humanos é aprender a aprender. Essa busca da palavra é uma procura dolorosa. Por conseguinte, é através de muita leitura que vamos melhorando e enriquecendo o nosso vocabulário e alargando o horizonte de conhecimento. Fico feliz quanto encontro adolescentes como a Kaira Galhardi Andrade, uma garota de 15 anos que adora ler e escrever. Ela fica fascinada ao entrar numa livraria, seus olhos até brilham de alegria e felicidade. Ela consegue passar esse prazer ao manusear um livro. É como se tivesse nos dizendo: "a leitura é um exercício de generosidade e crescimento intelectual. Através da leitura nos sentimos seguros porque alarga o horizonte do nosso conhecimento, além enriquecer o nosso vocabulário". Que maravilha se todos os jovens fossem assim como essa menina, seria uma delicia ser professor nos dias de hoje.   

Sinto e percebo que o nosso grupo no blog está se tornando um gigante em conhecimento e consciência crítica do seu papel na sociedade. São pessoas dispostas e abertas a mudanças. O desejo de conhecimento não é um instrumento passivo. Meus amigos leitores é preciso aprimorar a cada dia nossa maneira de cuidar de nós mesmos, das pessoas que amamos, dos outros seres humanos nossos semelhantes, de nosso planeta que anda tão carente de cuidados básicos.

Portanto, quero muito que, apesar dessas limitações inerentes ao que escrevo, possamos estabelecer um verdadeiro diálogo. Pois, são vocês o grande exemplo e a esperança de que um número ainda maior de pessoas venha descobrir esse mesmo prazer e gosto pela leitura. Quero agradecê-los pela companhia nessa aventura do filosofar, do pensar diferente. Contudo, aquilo que o escritor pede ao leitor não é a aplicação de uma liberdade abstrata, mas a doação de toda a sua pessoa, com suas paixões, suas prevenções, suas simpatias, seu temperamento e humor, sua escala de valores. Somente esse leitor se entregará com generosidade a essa aventura de lado a lado e juntos vão transformar as massas mais obscuras da sensibilidade humana.           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...