22 de fevereiro de 2012

QUERER AMAR É SINÔNIMO DE PODER

Querer viver no amor é divino e ao mesmo tempo o maior desafio da vida. Exige do ser humano sutileza da sua inteligência, flexibilidade daquela criança que existe em você, sensibilidade de um artista, a compreensão de um filósofo, a aceitação de um santo, a tolerância de alguém dedicado, o conhecimento de um sábio e a coragem de uma pessoa determinada. Entretanto, reunir todas essas qualidades numa só pessoa não é uma tarefa fácil. Assim, como também não é uma tarefa difícil. Tendo em vista, que todas essas qualidades, fazem parte do potencial de qualquer ser humano.
Há um sentimento de apatia corroendo o coração da humanidade, como muito bem assinalou Zygmunt Bauman, no seu texto Pós Modernidade, fazendo uma radiografia das relações humanas, onde cada vez mais está em moda o Amor Líquido. Concomitantemente, leio uma matéria na internet que diz o seguinte: “No quesito pegação, qual o famoso leva a nota dez neste Carnaval?” E aparece a foto de várias celebridades beijando na boca. O que realmente isso quer nos mostrar? As pessoas estão procurando exatamente o que, nas relações afetivas? Está buscando qualidade ou quantidade no quesito Amor?
Por outro lado, o amor e a sociedade moderna atuam como se fossem duas grandes forças contraditórias. Está muito claro para todos nós, que é sendo vulnerável que podemos verdadeiramente oferecer e aceitar o amor. É aqui que mora o perigo. Estamos todos assustados de ver e saber que ao revelar essa vulnerabilidade na vida diária, em geral, corremos o risco de sermos explorados. Sobretudo, por expressar a nossa confiança e crença no amor, a sociedade não hesita em explorá-lo e considerá-lo um verdadeiro idiota. Mais grave ainda se decidir viver cada momento de sua vida no amor. Certamente será rotulado como um romântico imbecil.
Não é surpreendente que tantas pessoas não tenham coragem de construir uma ponte sobre essa lacuna amor e sociedade. Pois na prática essa lacuna parece intransponível. Nós temos por um lado, a compreensão e o desejo de crescer nesse amor, mas, infelizmente, a sociedade morre de medo do poder desse amor e torna esse conhecimento difícil de ser colocado em prática. Pois sabem que é no amor que encontramos a força e o poder de transformar o mundo num lugar melhor de se viver.
Portanto, ser aberto para o amor, acreditar no amor, ter esperança e procurar viver no amor, é necessário reunir todas as suas forças e todo o seu potencial adormecido até então. Essa é uma situação raramente experimentada pelas pessoas na vida real. Quando o amor aparece às pessoas, elas não sabem muito bem como lidar por medo de sofrerem. Contudo, foi por medo que crucificaram Jesus, foi por medo que deram um tiro em Gandhi, foi por medo que decapitaram o filósofo inglês Thomas Morus e foi por medo que envenenaram o filósofo grego Sócrates. Enfim, a sociedade tem pouco espaço para a honestidade, para a ternura e, principalmente, para a bondade. Medo de que seus membros descubram a importância do amor para suas vidas. Se isso acontecer, será o fim da dominação no mundo. Querer amar é sinônimo de poder e transformação.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...