21 de maio de 2011

OS EFEITOS DA SEDUÇÃO

A palavra sedução é muitas vezes mal interpretada, utilizada de forma pejorativa, com uma conotação negativa. Legalmente, essa palavra quando aparece, vem carregada de preconceito, sempre se refere a um crime, que consiste em conseguir vantagens sexuais mediante falsas promessas. No entanto, dentro de certos limites, a sedução é um processo normal e desejável nos relacionamentos humanos. Assim, um bom professor seduz seus alunos, assim como um bom dentista e um médico  seduzem seus pacientes.
A sedução, compreendida como um processo que leva outras pessoas a gostarem de nós, é algo de positivo. A imagem negativa que se faz da sedução tem muito mais de preconceituoso e de maledicente, do que algo de saudável para as boas relações humanas. Não descartamos que existam pessoas manipuladoras e implacáveis, transformando o outro em seu dependente, através de um jogo sórdido que se caracteriza pela formação de laços invisíveis, que vão se formando ao redor do seduzido. Tais laços encantam a pessoa, que não nota a armadilha e acaba envolvida nessa trama e não percebe que está sendo seduzida.
A sedução é um modelo de relação social, muito usado para incentivar o consumismo, na caça aos votos em épocas de eleições, na ascensão profissional e, principalmente, nas conquistas amorosas. Por isso a dominação nas sociedades modernas, tende a ser cada vez mais exercida pela sedução e cada vez menos pela coerção, que não deixa de ser um aspecto positivo para um bom relacionamento, porém a sedução pode ainda ser posta em prática para se conseguir vantagens, como nos casos de promoção no trabalho, de conquista de posição ou favores que possam levar até o seu objeto de desejo maior que é chegar ao poder. Usa-se a sedução até mesmo para espionar alguém.
Entretanto, em termos de sedução afetiva que visa o exercício da sexualidade, todos nós, de uma maneira ou de outra, sentimo-nos incompletos e desejamos buscar no outro o que nos falta. Na realidade, prometemos ao outro um reencontro com o estado de plenitude que ele um dia perdeu. Contudo, se um homem detectar que uma determinada mulher tem as qualidades que lhe faltam, fatalmente vai tentar seduzi-la e, usando a sua imaginação, é capaz de usar de toda a sua fantasia para desencadear um desejo na sua vítima que logo percebe, mas não foge.
Portanto uma  vez engrenado o processo de sedução, se a vítima estiver gostando e, provavelmente,  a essa altura ela já esteja envolvida, iniciará  uma ardilosa trama para seduzir o seu sedutor, usando das mesmas técnicas. Por isso, o seduzir e ser seduzido pode resultar num delicioso encantamento um pelo outro, que tem como consequência uma deliciosa paixão. Há uma identificação, ambos acreditam nas mesmas aspirações e sentimentos. E é nesse processo que as almas gêmeas só enxergam similitudes e sentem que podem completar um ao outro, por isso não veem defeitos, vivem uma intensa sensação de prazer e euforia, além de  se viciarem um no outro.
Quando o suposto sedutor olha intensamente no fundo dos olhos da sua seduzida, o que ele vê não é a imagem da pessoa amada, mas sim sua própria imagem, completada com o que lhe falta, pois se espelha no que o outro tem, em outras palavras, a paixão não é pelo outro, mas sim por si mesmo como na fábula grega de Narciso que se apaixonou pela sua própria imagem refletida no lago.
Portanto, como diz o poeta Vinicius de Moraes: “Que não seja imortal posto o que é chamas, mas que seja infinito enquanto dure”. Naturalmente, a fase de paixão é de curta duração, na maioria das vezes não ultrapassa umas poucas semanas ou no máximo alguns meses. Não importa o tempo que dure, estar apaixonado é uma das melhores coisas da vida. A intensidade da emoção sentida, por si só, justifica qualquer tristeza que possa ocorrer mais tarde. A máscara vestida durante o processo de sedução não pode ser mantida o tempo todo e para sempre. Enfim, triste daqueles que nunca viveram uma grande paixão e que nunca exploraram a arte da sedução!        

4 comentários:

  1. Adorei suas explições,alias li alguns artigos e gostei muito de tudo.
    Suas definições são claras, e nao deixa duvida.
    Como disse na matéria sobre o ciumes, tenho que rever alguns conceitos...Mas faz parte do crecimento humano aprender... e eu estou sempre querendo melhorar....bjkas e obrigada por aceitar ser meu amigo...

    ResponderExcluir
  2. Acredito em sedução, encantamento e em se apaixonar por si mesmo no outro, mas acredito também que o tempo pode não ser um vilão, mas contribuir para a consistência de uma relação, quando se descobre no outro uma cumplicidade, que pode aumentar com a convivência e com a certeza de que caminhar lado a lado pode ser uma alegria. A chama não dura, mas transforma, derrete a vela.

    ResponderExcluir
  3. Amei td k li sobre a sedução, me fez lembrar de algo k ja vivi, me deu uma saudade...

    ResponderExcluir
  4. Amei como tudo que tenho lido por aqui.... Beijos

    ResponderExcluir

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...