2 de dezembro de 2023

FREUD AO OUVIR AS MULHERES CRIOU A PSICANÁLISE

Sigmund Freud (1856-1939) foi um neurologista e psiquiatra austríaco, criador da psicanálise é a personalidade mais influente da história no campo da psicologia. Ele foi o primeiro no final do século XIX que deu ouvido as mulheres. A psicanálise nasce disso, de que Freud um dia escutou as mulheres que ninguém escutava, as quais começaram a falar de sua vida e repressão sexual.

Se for para entender de onde vem a nossa cultura e vem de uma tremenda repressão do desejo sexual feminino, da própria existência da mulher e de um tremendo ódio delas. O grande psicanalista Jacques Lacan era o dono de uma obra de arte de Gustave Courbet (1819-1877), um pintor francês, um dos pioneiros da pintura realista no século XIX, que pintou em 1866 a pedido do diplomata turco otomano Khalil-Bey (1831-1879), colecionador de imagens eróticas. Um quadro que tem como título: “A Origem do Mundo”.

Esta obra A Origem do Mundo, tem uma história tumultuada e dramática. De modo que esse quadro é representado por uma “vagina”. Seu último proprietário foi o psicanalista francês Jacques Lacan (1901-1981), que a ocultou sob uma pintura de madeira do seu cunhado André Masson. Em 1994 a família doou a obra para o Estado francês. Em um indiscutível marco de avanço civilizacional, a obra foi exposta publicamente pela primeira vez em 1995 no Museu de Orsay, onde se encontra exposto em Paris.

O fato do quadro ter sido de propriedade de um grande psicanalista freudiano como Lacan. Em geral a gente pensa que para os psicanalistas a origem do mundo seria o “falo”. Porém, Lacan geralmente prefere usar o termo ”falo” em vez de ”pênis“, a fim de enfatizar o fato de que o que diz respeito a teoria psicanalítica não é o órgão genital masculino em sua realidade biológica, mas o papel que desempenha este órgão nas fantasias femininas e masculinas.

Daí Jacques Lacan reserva o termo ”pênis” para o órgão biológico, e o termo ”falo” para as funções imaginárias e simbólicas deste órgão. Lacan escolheu esse termo o falo para a representação imaginária e simbólica do pênis, a fim de distinguir melhor o papel do pênis na vida de fantasia de ambos os sexos a partir de seu papel anatômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...