8 de julho de 2022

A VIDA É MOVIMENTO E IMPERMANÊNCIA

Algum tempo atras, alguém me disse que sentia medo de ser feliz. Essa fala me chamou muito atenção. Comecei a refletir o por que essa pessoa teria medo da felicidade? Fiquei pensando o quanto não faz sentido termos medo da felicidade. Se algo de bom te acontece, agradece e aproveita! Parece simples, mas conheço gente apegada ao sofrimento, que se acostuma às lamúrias da vitimização, e mesmo quando a vida apresenta oportunidades vibrantes, continua cravada na dor do passado.

Lembrei de um trecho do livro “Olhando para a Alma das Crianças”, em que Bert Hellinger, escreve: “Vou contar uma história. Alguém estava viajando de trem num vagão-leito. Estava no leito debaixo e, em cima, havia alguém que ficava dizendo: Estou com tanta fome, estou com tanta fome”. O passageiro debaixo foi até o vagão restaurante e lhe trouxe algo para comer. Passado algum tempo, o passageiro de cima, começou novamente: “Eu estava com tanta fome, eu estava com tanta fome”.

Aqui vai uma pergunta: como você lida com as experiências positivas da sua vida? Agradece e aproveita? Sente culpa pelas alegrias que recebeu? Tem medo de perder os momentos bons? Saboreia cada experiência positiva com entrega e leveza? Você se permite ser feliz?

Certa vez conversei com uma pessoa muito próxima, que se sentia culpada por estar feliz. Tudo estava correndo bem em sua vida, mas a jovem tinha receio de que algo ruim poderia acontecer. E por que não aproveitar e celebrar as bênçãos da vida? Por que o medo de ser feliz? Por que não, simplesmente desfrutar o presente que o momento presente oferece? Talvez por medo de perder o momento feliz, perde-se a oportunidade de desfrutá-lo.

E a melhor forma de agradecer por um bom momento, é vive-lo plenamente! Tudo passa, é verdade, mas você guardará no seu coração uma história de felicidade e poderá se abrir para novas oportunidades de criar sorrisos! A vida é movimento. A vida é impermanência. A felicidade não é uma bolinha estática que se pode guardar em uma caixinha. A alegria é feita de bolinhas de sabão, efêmera, mas sempre se pode assoprar.

Portanto, diante de algo bom a “psicologia positiva”, sob orientação da psicóloga e escritora Gabi Ribas, que nos inspira a intensificar e ampliar o nosso bem estar, através da vivência do "savoring", que significa saborear e apreciar as experiências positivas no momento presente. Procura receber as bênçãos da vida com os braços abertos, sem medo de ser feliz! A alegria traz a sensação de estar em paz com a vida, e o universo agradece cada despertar para a conexão com a felicidade! Enfim, viva a plenitude. Viva o presente. Você merece ser feliz! Não desista nunca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...