29 de julho de 2022

AMOR É UMA PALAVRA QUE QUASE PERDEU O SENTIDO

Amor é uma palavra que na nossa cultura quase perdeu o sentido. Há uma história muito interessante, sobre o Rabino israelense-americano Abraham Twerski (1930-2021). Ele passou por um jovem, que estava claramente se deliciando com um prato de peixe que comia. Então, ele disse ao jovem:

Por que você está comendo esse peixe?” O jovem respondeu: “Porque eu amo peixe!”. Ao que o Rabino lhe retrucou: “Ah, você ama o peixe e por isso você o tirou da água, o matou e o ferveu? Não me diga que ama o peixe. Você ama a você mesmo. E porque o peixe é gostoso, em sua opinião, você o tirou da água, o matou e o ferveu”.

Muito do que se chama de “amor” é “amor de peixe”. E então. Um casal de Jovens se apaixona, os jovens se apaixonam, o que isso significa? Isso significa que ele viu nessa mulher, alguém que ele creu que poderia prover todas as suas necessidades emocionais e físicas, e ela sentiu que esse homem poderia lhe fazer o mesmo.

Isso foi amor. Mas ambos estão olhando para as próprias necessidades. Não é amor um pelo outro. A outra pessoa se torna um veículo para a minha satisfação. Muito do que chamam de “amor” é “amor de peixe”. E um amor externo não é sobre o que vou receber, mas sobre o que eu vou dar. Havia um professor de ética, o Rabino ortodoxo Eliyahu Eliezer Dessler (1892-1953), que disse que as pessoas cometem um erro grave ao pensar que você dá àqueles que você ama.

Portanto, a verdadeira resposta para o amor que está se perdendo é: você ama aqueles a quem você dá. E seu argumento é, que se eu dou algo a você, eu me investi em você. E já que o amor-próprio é algo natural, todos amam a si mesmos, agora que parte de mim está em você, há uma parte de mim em você que eu amo. Então, o amor verdadeiro é um amor que “”, não que “recebe”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...