28 de fevereiro de 2022

ÁRVORES SÃO POEMAS QUE A TERRA ESCREVE

Somos seres constituídos de corpo e alma, a partir do momento em que respiramos pela primeira vez e, aos poucos, nos percebemos humanos. De cada ciclo da vida ficam as marcas, as experiências que colhemos e é isso que nos tornam único. Marcas muitas vezes inconscientes, às vezes conscientes. Todas indeléveis, influenciando o destino de cada um. Agora entendo o meu gostar dos rios, dos passarinhos, das flores, das estrelas, do verde das árvores e do azul do céu. Sou um observador inato e apaixonado pela natureza.

Sinto que a beleza da vida se esconde entre as frondes arredondadas das árvores, na variedade do seu verde, de sombras aconchegantes, o cheiro das suas flores, os frutos, a ondulação dos galhos, mais intenso ou menos intenso em função da sua resistência ao vento. As boas vindas que suas sombras sempre nos dão. Os passarinhos de todas as cores e cantadores. Há bichos de todas as espécies que visitam e repousam sobre suas sombras e nos seus galhos. Ó árvore abençoada, fazendo fotossíntese e enfeitando a primavera.

Árvores são poemas que a terra escreve para o céu. Nós as derrubamos e as transformamos em papel, para registrar o nosso vazio. Como dizia Fernando Pessoa (1888-1935): “Segue teu destino, rega tuas plantas, ama as tuas rosas. O resto é sombra de árvores alheias. Vê de longe a vida. Nunca a interrogues. Ela nada pode dizer-te. A resposta está além dos deuses”. Fui marcado por um gosto especial, pelas sombras das árvores de Rubião Junior. Minha terra natal. 

Incorporei os verdes do lugarejo e falo como se tivesse dele nascido. Dar sentido a vida é isso, compreender as razões e os desígnios de Deus. A beleza que vejo está para além da minha compreensão, portanto, enalteço a presença da árvore em minha vida. Quando criança, no caminho para o grupo escolar, em manhã de céu azul, sol manso e de frio intenso, de lábios ressecados, caminhava através das árvores pelas trilhas procurando, o lado banhado pelo sol. O horizonte amplo parecia me dizer: “menino seja feliz, o futuro vos espera”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...