11 de junho de 2019

O ESTADO MAIS GOSTOSO DA VIDA A DOIS

É comum nós teorizarmos sobre a felicidade que o amor nos trará. A maioria faz da busca pelo amor a meta de sua vida. Não é por acaso que se trata de um sentimento tão avassalador, capaz de tomar conta de nossa vida e de todos os momentos de nosso dia. No entanto, misteriosa é a travessia do coração de um homem e respectivamente do coração de uma mulher que se encontram e declaram seus mútuos afetos. Somos carimbados, marcados e flechados pelo cupido. Há um querer demorar e até eternizar no outro, pelo amor, pelo apreço desta companhia e pela valorização de uma vida de luta e esperança neste amor. Quando encontramos uma pessoa, pela qual nos apaixonamos, prontamente dizemos: “eu te amo, mas, não é porque és bela e sim és bela porque te amo”.

De modo que, neste vai e vem dos encontros e desencontros, nasce o estado mais gostoso da vida a dois. As pessoas se encontram inevitavelmente expostas para este evento imponderável, que é o estado amoroso. Mesmo no coração da atual crise social, não podemos esquecer-nos que da ternura nasce o amor. A nossa própria existência não é fixada, vivemos em permanente dialogação com o meio. E nessa troca não deixa ninguém imune. Não raro o êxtase é seguido de decepção. Há voltas, perdões, renovação de promessas e reconciliações. Sempre sobram, no entanto, feridas que mesmo cicatrizadas, nos lembram de que um dia sangraram.

Portanto, o amor é uma chama viva que arde, mas que pode estar prestes a extinguir-se e lentamente se cobrir de cinzas e até se apagar. A indiferença é o maior veneno para o amor. Não é porque as pessoas se odeiam que esta chama se apaga. Quando as pessoas ficam indiferentes umas às outras, é que acontece a morte do amor. No verso 11 do Cântico Espiritual do místico São João da Cruz (1542-1591), que são versos de amor entre a alma e Deus, diz ele com fina observação: “a doença de amor não se cura sem a presença e a figura”. Por conseguinte, não basta o amor platônico ou o amor virtual. O amor exige a existência e a presença do outro. O amor quer a figura concreta que é mais que uma simples imaginação sutil de um poeta trovador. O amor quer sentir o palpitar dos corações dos amantes. Feliz dia dos namorados

Um comentário:

  1. Anônimo12:11

    Exatamente isso, amor é aquela plantinha que tem que estar sempre por perto cuidando, eu tentei vários anos mostrar isso para um amor, o qual achava ser eterno, mas eu cansei de implorar, abraços, companhia, e beijos, veio uma grande decepção e fez virar cinzas, achei que seria eterno, mas eterno descobri que não existe, só aí descobri que amor mesmo não e sofrimento somente alegria...sou feliz não sei, mas sei que sozinha ninguém mais vai me ferir, mentir, me magoar..o amor só é lindo quando e reciproco, sem nada pedir ou implorar, feliz dia dos namorados a você, seja feliz e cuide e de amor a quem da a você, viva o hoje, ontem não volta e amanhã poderá não existir.

    ResponderExcluir

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...