9 de outubro de 2016

APRENDENDO COM A NATUREZA

Por mais profunda que seja as feridas do espírito, ainda o tempo, esse grande consolador, sempre nos oferece uma chance para encontrarmos a paz desejada. Quantas vezes nos precipitamos nos julgamentos e, com isso, impedimos que o outro se propusesse, porque nossas atitudes o bloqueiam. Só uma convivência muito íntima e amorosa poderá fornecer elementos para que, verdadeiramente, conheçamos alguém. O mesmo aprendizado vale para as coisas da natureza. O melhor mesmo é aceitar sem fazer julgamento, acolher para realizar uma missão de paz, amar para que haja autenticidade e equilíbrio. Apreciar as coisas simples da natureza, como assistir e admirar ao pôr do sol num horizonte, cujo cenário é cercado de vidas. Admirar o céu iluminado de estrelas, colher e comer uma fruta do pé. Algumas crianças nunca sentiram e nem sabem como são estas sensações.

No entanto, todas estas atividades estão cada vez menos presentes no cotidiano de quem vive em cidade grande. Gosto de apresentar as pessoas que amo o contato com a natureza e o quanto ela nos ensina com seu silêncio. Esse contato com a natureza traz a oportunidade para que potencializem nossas aptidões físicas, mentais e intelectuais. Quando entramos em sintonia com a natureza, a percepção de mundo é ampliada em três aspectos: espacial, o universo da natureza é bem maior do que o nosso habitat; sensorial, porque há diversidade de ruídos, olfatos, texturas, cores e formatos; e finalmente físico, pois caminhar entre árvores, rios e pássaros é caminhar nos braços dos deuses. A oportunidade de conhecer animais e plantas que só vemos nos livros, é uma experiência muito rica que faz a gente sentir parte do mundo.

Se essa experiência contar com o apoio dos pais, melhor ainda. É comum hoje em dia pais e filhos não se conhecerem, pois cada um está envolvido em uma atividade. Por conseguinte, estes são momentos onde tudo que se faz junto é bastante importante para a aprendizagem de ambos sobre a nossa mãe natureza. O vínculo familiar criado durante as descobertas infantis marcam para sempre na forma de lembranças. Pois, sempre vivi na roça e hoje tenho uma identidade intrínseca com a terra. Uma vida mais natural, mesmo que seja somente nos finais de semanas para aqueles que moram na cidade, mesmo assim, acrescenta valores diferentes, como os cuidados com a natureza, com os bichos, o andar descalço, tomar banho de chuva e chupar jabuticaba no pé. São experiências inesquecíveis. E não é só no acréscimo de conhecimento que ganhamos, aprendemos a conviver com a natureza que aguça a nossa curiosidade e nos estimula para a vida. 

Portanto, não é preciso esperar as férias para se colocar em contato com a mãe natureza. O grande aprendizado da vida é saber estar com quem à gente gosta ao lado de quem a gente ama. Sentir as vibrações com a natureza e perceber que a vida que habita em mim é a mesma que habita os demais seres vivos. Como é lindo poder enxergar com estes olhos e poder sentir a natureza entrando pelos meus poros, envolvendo-me e dizer: “Deus existe”, olhai e veja a lua cheia ou minguante, veja o sol forte ou fraco, as árvores com suas folhas embaladas pelo vento. Vento esse que nos refresca e embeleza ainda mais as coisas que movimenta. E os rios que encontramos pelas estradas? Ah! Suas águas tão frescas, tão poderosas e tão necessárias à vida. Vida para mim é uma síntese da natureza. Contudo, naquele trecho da estrada entre o rio Piracicaba e o rio Tietê, sinto que a vida transcorre tranquilamente, assim como no interior do carro, o amor percorre nossas veias irradiando vida e esperança. Sentimos nossos corações baterem no mesmo ritmo da natureza. E assim celebramos a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS COISAS SÃO OS NOMES QUE LHE DAMOS

O que é que você está fazendo com a sua solidão? Quando você a lamenta, você está dizendo que gostaria de se livrar dela, que ela é um sofri...