27 de maio de 2014

O NOBRE DEPUTADO

No livro: “O Nobre Deputado”, o juiz Marlon Reis, idealizador do projeto da Lei da Ficha Limpa, conta como um corrupto nasce, cresce e se reproduz na política brasileira. O livro tem lançamento previsto para dia 28/05/2014. Na continuação abaixo tem uma pequena resenha de alguns tópicos que trata o livro. Relato chocante e verdadeiro de como nasce, cresce e se perpetua um corrupto na política brasileira. Afinal, já estamos em plena campanha política frente às eleições de outubro. É bom que se diga.

Escrito pelo juiz Márlon Reis, que nos da uma pequena amostra do livro: Sou um deputado eleito democraticamente para representar o povo do meu Estado. Antes que você me acuse de ser mentiroso – como todo político, você dirá – digo que estou aqui para contar à verdade que todo político esconde de seus “eleitores”. Por que escrevi “eleitores” entre aspas? Porque não existem eleições. A grande farsa eleitoral brasileira é o tema desse livro. Meu trabalho, como qualquer trabalho, é pautado por interesses.

Represento os interesses do povo em diversos níveis: meu país, meu Estado, minha cidade, meus amigos, minha família, meus interesses próprios. Nessa ordem crescente. A política é movida a dinheiro e poder. Dinheiro compra poder, e poder é uma ferramenta poderosa para se obter dinheiro. É disso que se trata as eleições: o poder arrecada o dinheiro que vai alçar os candidatos ao poder.

Saiba que você não faz diferença alguma quando aperta o botão verde da urna eletrônica para apoiar aquele candidato oposicionista que, quem sabe, possa virar o jogo. No Brasil, não importa o Estado, a única coisa que vira o jogo é uma avalanche de dinheiro. O jogo é comprado, vence quem paga mais. Sempre foi assim e sempre será, pois os novatos que ingressam com ilusões de mudança são cooptados ou cuspidos pelo sistema. Meu objetivo aqui é revelar como o poder transforma dinheiro em poder. É um sistema de engenhosidade formidável, complexo e encantador.

Portanto, essa resenha é uma pequena amostra sobre o que traz o conteúdo do livro: “O Nobre Deputado”, cujo autor é o juiz de direito Dr. Márlon Reis, lançado pela Editora Leya. É um presente precioso, para a nossa reflexão, nesse ano de eleição.  

Um comentário:

  1. Anônimo22:03

    Quero Parabenizar o Doutor Marlon por abordar assunto tão relevante para o País e parabeniza-lo pela iniciativa, como também dizer que sou seu admirador.

    ResponderExcluir

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...