18 de agosto de 2013

OLHAR COM AMOR É ANTES DE TUDO SER AMIGO

Olhar com amor o meu semelhante é antes de tudo um convite a sua amizade, porque o verdadeiro amor nasce a partir dessa amizade constituida. Primeiro tenho o amigo e em seguida a possibilidade de amá-lo com toda a força do meu ser. Aprendi com a experiência, que a única maneira de se ter um amigo é ser um deles. Aprender em primeiro lugar a nos conhecer como pessoas que vive dentro de uma civilização e a partir daí, compreender o outro na sua totalidade. Estabelecer relações de empatia e compaixão é criar vínculos afetivos. Não há quem nunca vai precisar de um amigo. Somos felizes só de saber que é possível se ter amigo pautado na confiança e no respeito. Tudo depende de como conduzimos essa amizade. Consolidar com a nossa essência e ao mesmo tempo justificar o porque somos chamados de seres humanos.
Para fundamentar o que aqui vou dizer, pretendo construir essa reflexão baseada no conhecimento empirico. Todos nós sabemos que em algum momento de nossas vidas conhecemos ou iremos conhecer pessoas maravilhosas e iluminadas, que certamente vai mudar a nossa vida e nos ascender com seu brilho. Existem pessoas que nos deixam muito felizes pelo simples fato de um dia terem cruzados o nosso caminho. Sem falar daquela pessoa que chamamos de amigo e que hoje percorre ao nosso lado, vendo muitas noites de luas cheias passarem, sem ter virado lobisomem, mas que transformaram nossas vidas num paraiso de ternura e alegria. Enquanto outras pessoas apenas vemos entre um passo e outro.
Temos o hábito de considerar e chamar todas as pessoas de amigos. No entanto, há varios tipos de amigos. Para ilustrar cada um deles vou usar o exemplo das folhas de uma robusta árvore. Tendo em vista o emprego que fazemos para fundamentar as heranças genéticas e hereditária de uma família ao denominá-la de árvore genealógica.
O primeiro que nasce do broto dessa árvore é o amigo pai e a amiga mãe. O papel deles é nos mostrar o que é a vida, o que é viver. Em seguida vem o amigo irmão com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós. Passamos a conhecer toda a família de folhas, a qual respeitamos e desejamos todo o bem do mundo. Mas com o andar da carroagem o destino nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iriam cruzar o nosso caminho. Se apresentaram como pessoas sinceras, verdadeiras, que na caminhada nos conquistaram. Eles sabem quando não estamos bem, sabem o que e como nos fazer feliz.
Seguramente pode acontecer que um desses amigos do genero masculino ou feminino, provoca um clique em nosso coração e ai passamos a chamá-lo de amigo intimo ou de meu amor. Não sabemos ao certo quando isso acontece e nem porque acontece. Simplesmente nos pegamos pessando e desejando essa tal pessoa. O que sabemos é que esse encontro muda nossa vida, da brilho ao nossos olhos, traz melodias ao nossos ouvidos, principalmente, quando te chama de meu bem. Nossas pernas fica tremula a cada encontro, palpitações em nosso coração. Ficamos a beira de sofrer um ataque cardiáco de tanta emoção.
Por outro lado, há amigos por um tempo, talvez um período de férias, por um dia ou quem sabe por uma noite de amor. Esses costumam colocar muito sorrisos em nossa face, durante o tempo que estamos por perto. Por falar em perto, não podemos esquecer dos amigos distantes, que estão ausentes. Aqueles que ficam na ponta dos galhos, mas quando o vento sopra, sempre aparecem novamente entre uma folha e outra. O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima, e perdemos algumas de nossas folhas. Algumas nascem no outro verão e outras permanecem por muitas estações. Mas o que nos deixa mais feliz é que as que cairam continuam por perto, continuam alimentanto nossa raiz com alegria e ternura. São lembranças vivas de momentos maravilhosos enquanto cruzaram pelo nosso caminho. Não há como esquecê-las.
Portanto, desejo a todas as folhas vivas dessa árvore, muita paz, saúde, sabedoria, serenidade e amor. Hoje e sempre, simplesmente porque cada pessoa que passa em nossa vida é única. Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós. Há os que levaram muito, mas não há os que não deixaram nada. Esta é a maior responsabilidade de nossa vida. É a prova evidente de que duas almas não se encontram por acaso. Contudo, aprendemos que só vamos ter amigos de fato se agirmos como um amigo de verdade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...