11 de dezembro de 2022

HONESTIDADE É UM PRESENTE CARO

Você tem uma coisa que é a dificuldade de falar a verdade. “Honestidade é um presente caro e não espere isso de pessoas baratas” (Warren Buffet). Essa frase é maravilhosa. É interessante que honestidade tem muito a ver com sinceridade. Sinceridade é sem cera, quer dizer sem máscara. Só uma pessoa sincera pode ser honesta?

Então eu diria que a sinceridade tem mais a ver com você não mentir para você e para o outro. E a honestidade é agir com essa sinceridade. É a ação para a sinceridade. Essa dificuldade que você tem de falar a verdade é muito ruim. Porque enfraquece o relacionamento e mina a confiança. Além de fazer com que a relação não possa evoluir.

E a gente nunca sabe se você está falando de verdade ou não. Eu acho que as pessoas honestas, elas tem muito mais chance de ser feliz. Porque, falando a verdade, você pode receber com mais facilidade aquilo que você quer do outro. Uma pessoa honesta ela tende a atrair pessoas honestas ao seu lado. Toda a verdade pode ser dita, mas tem que ser dita com afetividade.

A gente tem que habituar a falar a verdade. Falar a verdade de forma doce, de forma a contribuir para o crescimento do outro e para o nosso também, porque se você fala a verdade você também está entrando em contato com a sua essência. Você está sendo franco com você mesmo e podendo produzir um comportamento mais generoso para com o outro.

Falar a verdade é um compromisso que a gente tem. Eu diria até transcendente, está ligado à nossa dimensão espiritual, não está ligado a uma dimensão só terrena. Então eu acho que temos que aprender a ser mais sinceros, a ser mais honestos e fazer isso de maneira efetiva. Portanto, sou absolutamente sincero com as pessoas e ajo honestamente. E é bom ser assim. É como caminhar com os pés fincados no chão. Quem não se envolve com a verdade, não se desenvolve de verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...