28 de fevereiro de 2021

É NA MATURIDADE QUE COMPREENDEMOS O AMOR

Para nós que já vivemos um bom pedaço da vida, é que compreendemos o valor do amor. Essa percepção não começa aos 50 ou aos 60 anos, mas, quando percebemos que tudo passa rápido demais, e muitos valores que cultivamos, torna-se inútil para a nossa felicidade, é o momento em que podemos e devemos amar mais, simplesmente, porque merecemos esse estado de felicidade, porque já pagamos o nosso tributo, pelo tanto que vivemos.

O amor para nós (os maduros), torna-se explícito quando dividimos o almoço, com alguém especial, quando estamos enrolados num lençol, fazendo cafuné um no outro. Quando percebemos que nem a idade, nem coisa alguma tem força suficiente para estragar aquele momento, nem mesmo a morte, pois quando ela chega aquele momento já terá sido vivido e, portanto, será nosso e nem a morte pode nos tirar a felicidade de ter amado.

Todavia, a morte, algoz de todas as idades, só vem quando descobrimos que somos, na verdade, feitos de amor e, para que não sejamos contaminados com a mediocridade de tantos, nos leva em seus braços para outro lugar feito para amar, para ser amado, junto ou mais perto daquele que, como nosso melhor amor. É na maturidade que descobrimos o valor do carinho, do sorriso, de um gesto limpo de caráter, que descobrimos como é fácil ser feliz, como precisamos de tão pouco.

Amor, respeito e compreensão. Não é por solidão, não é por abandono, não é por carência, é pelo gesto, é pela atitude simples de alguém que nos ama, que ganhamos o dia, é por um beijo de amor. É na maturidade que sabemos o que é amar e como amar, só não sabe quanto amar, pois isso não tem medida.

Portanto, olhe para trás e pergunte qual jovem cujo espírito seja limpo, qual deles sabe o que é amar. Qual jovem hoje não ficaria com os olhos cheios de lágrima de felicidade e desejo por, um dia, ser alguém da terceira idade que, como você, ama e é amado e não tem vergonha de sentir essa felicidade. Não seja egoísta, ame, seja amado e ensine a amar. Contudo, amar só os sábios da terceira idade sabe realmente o que significa esse verbo intransitivo, que é amar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...