15 de novembro de 2013

BONDADE SE APRENDE COM A MATURIDADE

Não tenho medo dos anos que passam e não penso em velhice. E digo a você também, não pense na velhice. Nunca diga estou envelhecendo ou estou ficando velho. Você é simplesmente um corpo espiritualizado, portanto, o espírito não envelhece. Nunca diga aos outros que está ouvindo pouco ou enxergando pouco, eles vão te olhar com preconceito. É claro que quando precisar de ajuda, diga que está precisando de ajuda. Todos precisam de ajuda em algum momento da vida. Não tem como negar. Escolhemos ser o que somos. Sempre negamos ser o que supostamente escolhemos. Para o filósofo e existencialista francês Jean-Poul Sartre (1905-1980), aquele que mente diante de suas escolhas e pede desculpas usa de má fé. O homem escapa de suas escolhas quando consegue por efeito mentir para si mesma.

Procuro sempre ler e estar atualizado com os fatos e  isso me ajuda a vencer as dificuldades da vida. Assim como também escrever. O melhor roteiro é ler e praticar o que lê. O bom é produzir sempre e não deixar a vida passar pelos anos. Também não diga para você que está ficando esquecido, porque assim você realmente ficará esquecido. Nunca diga que está doente, diga sempre que está ótimo. Nunca digo nem pra mim mesmo que estou cansado, nem que estou triste. Procuro estar sempre bem, nada de palavras negativas. Só palavras e energias positivas. Tem gente que se desgasta o tempo todo querendo ter razão, ao invés de querer ser feliz. 

Entretanto, quanto mais disser estou ficando cansado e esquecido, mais cansado e esquecido ficará. Vamos nos convencendo disso e também convencemos a outros. Então fiquem em silêncio, respire fundo antes de qualquer ação. Sei que já vivi mais da metade do que tenho para viver. Estou com mais de sessenta anos de idade e não dou conta, que cada dia que passa é um dia a menos que tenho para viver. Sei que venho do século passado, e que trago comigo todas as idades, mas não sei se sou velho ou vivido. Pelo menos não me sinto velho e nem cansado. Já fui jovem e vivi como tal, muitos dos jovens de hoje não sabem se chegará algum dia aos sessenta anos.

Você se acha velho? Tenho consciência de ser autêntico e procuro superar todos os dias a minha própria personalidade, despedaçando dentro de  mim tudo que é velho e morto, pois lutar é a palavra vibrante que levanta os fracos e determina os fortes. Entretanto, o mais importante é semear, produzir milhões de sorrisos, como faço diariamente com as minhas brincadeiras, produzir solidariedade e amizade é a minha filosofia de vida. É isso que nos faz feliz. Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça. Tento com as minhas reflexões, encorajar os amantes a não desistirem do amor que sentem. Por acreditar que só o amor transforma as pessoas e devolve a alegria de viver num mundo de injustiça. Não existe paz se o homem não expressar a sua bondade com maturidade e consciência.

Portanto, digo o que penso, com esperança. Penso no que faço com . Faço o que devo fazer, com amor. Esforço-me para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende. A vida é muito curta para se ter inimigos. Agradeço sempre pelo dom da vida e de poder amar mesmo sem ser compreendido. Agradeço sempre, pela luz do dia, pela noite, pela brisa que sopra o meu rosto, pela comida em minha mesa. Agradeço sempre, por permitir-me viver o dia de hoje, pelo meu esforço e desejo de superação. Sou feliz por estar aqui e deixar essa mensagem de amor e .

Um comentário:

  1. Aqui estamos, meu querido! Queria poder tocar os corações como consegue. Estou aqui, num dia horrível. Mas, quando consegui chegar aqui, ouvindo essas divinas notas musicais... Lendo você desabei! Quantas vezes me deixei levar pelos anos vividos, pelas experiências sem sucesso... Acabei me esquecendo do resto. Mas, sempre há tempo. Há tempo ainda para viver, sonhar e seguir o caminho como se fosse o primeiro momento de tudo o que já passou, mas que ainda não valorizamos.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...