21 de maio de 2025

ENVELHECER NÃO É PARA OS FRACOS

Envelhecer não é para os fracos. É preciso coragem para olhar no espelho e reconhecer que a juventude se foi, mas junto com ela, partiram também a pressa, a insegurança e a obsessão por agradar. Você aprende a caminhar mais devagar, sim, mas com passos mais firmes.

Aprenda a dizer “adeus” sem medo e a valorizar com alma quem escolhe ficar. Envelhecer é uma arte silenciosa: é deixar ir o que pesa, é aceitar o que é, é descobrir que a verdadeira beleza nunca morou na pele. Mas, nas histórias que carregamos no peito, nos olhos e na memória.

Aprenda a se preservar. A falar pouco ou quase nada. Aprenda que coisas do coração são coisas sagradas, e só devem ser ditas a quem vai ouvi-las com carinho e ficar feliz junto contigo. Alguém que, ao ouvir que algo te incomoda, vai torcer muito para que isso passe, e que você supere.

12 de maio de 2025

OS ANOS JÁ ME TROUXERAM DORES E ALEGRIAS

Estou velho para gastar meu tempo com o que me transforma em um ser infeliz, amargo ou diferente daquilo que eu sou. Os anos já me trouxeram dores e alegrias. Já cometi minha cota de infantilidades. Já tomei decisões equivocadas; já critiquei pessoas, já fui irresponsável. Já me dei bem, já me dei mal. Já errei, já acertei!

Tudo faz parte do grande aprendizado do amadurecer e com certeza cometerei novos erros, mas não os mesmos e não da mesma forma. Hoje vivo o tempo de me preservar e não me permito viver sentimentos desnecessários. Almejo apenas usufruir da paz que conquistei com a maturidade.

Eu tenho maturidade para falar "eu errei". Tenho ousadia para dizer "me perdoe". Tenho sensibilidade para expressar "eu preciso de você". Desejo que minha vida sempre seja um canteiro de oportunidades para continuar sendo feliz. Fico chateado com pessoas que não têm maturidade para aturar minhas infantilidades e brincadeiras bem humoradas.

E, quando eu errar o caminho, recomeço, pois assim descubro que ser feliz não é ter uma vida perfeita, mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.

Algumas vezes na vida encontramos alguém especial. Alguém que muda a vida apenas fazendo parte dela. Alguém que faz você sorrir. Alguém que faz você acreditar que existe algo bom no mundo. Alguém que convence você de que realmente existe uma porta, apenas esperando para ser aberta por você.

5 de maio de 2025

APAIXONE-SE POR ALGUÉM QUE CUIDE DE VOCÊ

Nesta reflexão quero me dirigir especialmente às mulheres apaixonadas. Infelizmente os homens na sua minoria, estão deixando muita a desejar em matéria de cuidados com a sua amada. Mulher apaixone-se por um homem que cuide de você, que te proteja, que atravesse toda a cidade só para ver o seu sorriso.

Apaixone-se por um homem que te acompanhe à porta, que te trate com amor e respeito e que além do seu corpo, se apaixone pelos seus gestos, pelos seus sorrisos, pela sua maneira de ver a vida, de como você se emociona com os pequenos detalhes, até de quando você está com raiva, dessa alma que só aparece uma vez no universo.

Apaixone-se por um homem que te ensine, que te ajude, que te contribua, que te construa, que seja saudável, que tenha bons hábitos, que tenha objetivos, que te faça prioridade, que não queira te perder, que conheça sua história, que conheça seus medos e não os use contra você e te ajude a enfrentá-los. Um homem que ame o teu presente, o teu passado e que não seja visto sem você lá no futuro.

Apaixone-se por um homem que cuide de você, um homem que saiba que você pode tudo, um homem que se orgulhe da mulher que tem, um homem que a acompanhe, que a motive e facilite o mundo naqueles dias em que as coisas não são tão fáceis para vocês. Uma hora vai precisar de alguém que cuide de você. Essa reflexão vale tanto para o homem como para a mulher.

O PRESSUPOSTO DO AMOR É VIVER EM HARMONIA

Se o pressuposto do amor é amar e viver em harmonia, então, por que sofremos tanto por amor? Por que maltratamos e machucamos o nosso amor? ...