19 de abril de 2025

NÃO SEI SE A VIDA É CURTA OU LONGA DEMAIS

Nunca se mostre desesperado. Mantenha a calma, mesmo quando o mundo ao seu redor parecer desmoronar. Este é apenas o seu momento de prova, como todos os grandes homens antes de você enfrentaram. A verdadeira grandeza não nasce do caos emocional ou do desespero, mas da disciplina, da resiliência e da força interior.

Cada desafio é mais do que uma luta: é uma oportunidade de crescimento, uma chance de moldar seu caráter e provar o quão forte você realmente é. Então, levante-se, encare cada dificuldade com firmeza, porque é nas batalhas mais duras que seu verdadeiro Eu se revela.

Não sei se a vida é curta ou longa demais para nós. Mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas. Muitas vezes basta ser: Colo que acolhe. Braço que envolve. Palavra que conforta. Silêncio que respeita. Alegria que contagia. Lágrima que corre. Olhar que acaricia. Desejo que sacia. Amor que promove.

Portanto, ninguém aparece na sua vida por acidente. Aquela troca de olhares não foi à toa. Aquela química inexplicável tinha que acontecer. Poderia ter sido diferente. A verdade é que não, não poderia. Aquela história precisava acontecer. A lição só poderia ser aprendida exatamente nesta relação. É o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais. Mas que seja intensa, verdadeira e pura. Enquanto durar.

14 de abril de 2025

DEIXEM-ME ENVELHECER COM DIGNIDADE

Deixem-me envelhecer sem compromissos e sem cobranças. Sem a obrigação de parecer jovem e ser bonito para alguém. Quero ao meu lado quem me entenda e me ame como eu sou. Um amor para dividirmos tropeços desta nossa última jornada.

Quero envelhecer com dignidade, com sabedoria e esperança. Amar minha vida, agradecer pelos dias que ainda me restam. Eu não quero perder meu tempo precioso com aventuras. Paixões perniciosas que nada acrescentam e nada valem.

Deixem-me envelhecer com sanidade e discernimento. Com a certeza que cumpri meus deveres e minha missão. Quero aproveitar essa paz merecida para descansar e refletir. Ter amigos para compartilharmos experiências, conhecimentos.

Quero envelhecer sem temer as rugas e meus cabelos brancos. Sem frustrações, terminar a etapa final desta minha existência. Não quero me deixar levar por aparências e vaidades bobas. Nem me envolver com relações que vão me fazer infeliz.

Deixem-me envelhecer, aceitar a velhice com suas mazelas. Ter a certeza que minha luta não foi em vão: teve um sentido. Quero envelhecer sem temer a morte e ter medo da despedida. Acreditar que a velhice é o retorno de uma viagem, não é o fim.

Não quero ser um exemplo, quero dar um sentido ao meu viver. Ter serenidade, um sono tranquilo e andar de cabeça erguida. Fazer somente o que eu gosto, com a sensação de liberdade. Quero saber envelhecer, ser um idoso consciente e feliz!

6 de abril de 2025

QUANDO DUAS ALMAS ESTÃO CONECTADAS

Existe uma lenda oriental que diz que quando duas almas estão destinadas a ficarem juntas, elas são conectadas por um fio invisível. Não importa o tempo, lugar ou situação. Esse fio pode esticar ou embaraçar, mas nunca vai se romper. E outra lenda oriental diz o seguinte: que se o rapaz perder o seu amor ele irá procurá-la em todas as pessoas que encontrar.

Porém, diz a sabedoria oriental, se você não consegue dormir a noite é porque está acordado nos sonhos de alguém. O sol e a lua ansiavam um pelo outro, mas o tempo os mantinha separados. Então Deus pintou os céus com eclipse, provando que até o amor mais improvável pode se unir. De modo que, você carrega o rosto de quem mais amou em sua vida passada.

Quando nossos olhos se encontram o mundo inteiro fica em silêncio e o tempo para, nada mais existe além de você e eu quando nossos olhos se cruzam. Se você está perdendo tudo, lembre-se, as árvores perdem suas folhas todos os anos, mas ainda assim esperam pelo o que está por vir.

Gosto da Filosofia Oriental. Essas reflexões orientais são profundas, nos faz pensar e nos torna romântico. É uma coisa que sempre acreditei desde pequeno, mas nunca tive a oportunidade de saber se realmente existe ou se é só nas lendas e ficções que são representadas. Mas, sinto está conexão por alguém. E sempre vou me emocionar vivendo algo assim.   

O PRESSUPOSTO DO AMOR É VIVER EM HARMONIA

Se o pressuposto do amor é amar e viver em harmonia, então, por que sofremos tanto por amor? Por que maltratamos e machucamos o nosso amor? ...