18 de setembro de 2024

QUAL É O PROPÓSITO DA LEITURA?

Li muitos livros, mas esqueci da maioria deles. Disse o aluno ao seu Mestre.  Mas então, qual é o propósito da leitura? Esta foi à pergunta que um aluno fez ao seu Mestre. O Mestre não respondeu naquele momento. No entanto, depois de alguns dias, enquanto ele e o jovem estudante estavam sentados perto de um rio, ele disse que estava com sede e pediu ao menino que lhe trouxesse um pouco de água usando um coador velho e sujo que estava no chão.

O aluno levou um susto, pois sabia que era um pedido sem lógica. No entanto, ele não poderia contradizer seu Mestre e, pegando o coador, começou a realizar essa tarefa absurda. Cada vez que ele mergulhava o coador no rio para buscar um pouco de água para levar de volta ao seu Mestre, ele não conseguia nem dar um passo em direção a ele, pois não restava uma gota no coador.

Tentou dezenas de vezes, mas por mais que tentasse correr mais rápido da margem até seu Mestre, a água continuava passando por todos os furos do coador e se perdia no caminho. Exausto, sentou-se ao lado do Mestre e disse: Não consigo tirar água com esse coador. Perdoe-me Mestre, é impossível e falhei em minha tarefa. Não - respondeu o velho sorrindo - você não falhou.  Olha o coador, agora está brilhando, está limpo, está como novo.  A água, que escorre por seus buracos, o limpou.

Quando você lê livros - continuou o velho Mestre - você é como um coador e eles são como a água do rio. Não importa se você não consegue guardar na memória toda a água que eles deixaram correr em você, porque os livros, porém, com suas ideias, emoções, sentimentos, conhecimentos, a verdade que você encontrará entre as páginas e essas limparão sua mente e espírito, e eles farão de você uma pessoa melhor e renovada.  Esse é o propósito da leitura.

2 de setembro de 2024

A FUNÇÃO DA ARTE É SUPERAR A SOLIDÃO

Assim como a gente tem direito a saúde, também temos que ter direito a arte, porque a arte nos ajuda a viver. Quem vai ao teatro e está em contato com o código poético, de alguma maneira essa pessoa tem mais condição de compreender a imperfeição humana. Quem lê Clarice Lispector, Fernando Pessoa, quem lê Fiódor Dostoiévski, quem lê os poetas de modo geral, no mínimo vai sofrer mais bonito.

Porque sofremos? Você não deixa de sofrer, não se iluda. Não deixamos de sofrer, mas quando temos aquela música de Roberto Carlos ou Chico Buarque para cantar, podemos estar chorando, estamos mal, mas, temos a música para cantar. Tem dias que a gente se sente como quem partiu ou morreu. Aqui cabe, uma metáfora, a de andar de braços dado com o poeta, que viveu a mesma coisa que você viveu.

O poeta é teu irmão, a arte nos ensina, que todos somos irmanados, somos o que a arte da para nós. Numa peça de teatro de Simone de Beauvoir, o ator fala uma coisa linda, que diz assim: “Nós artistas compartilhamos essas experiências, com o público, para que o público reconheça nos seus sofrimentos individuais o consolo da fraternidade". Essa é a grande função da arte, superar a solidão, que é comum a todos nós e que, no entanto, faz com que nos tornemos estranhos uns aos outros.

QUAL É O PROPÓSITO DA LEITURA?

Li muitos livros, mas esqueci da maioria deles. Disse o aluno ao seu Mestre.   Mas então, qual é o propósito da leitura? Esta foi à pergunta...