10 de maio de 2013

AMAR A VIDA É ESTABELECER VÍNCULOS

Criar vínculos entre os seres vivos é uma forma de harmonizar a vida. Atualmente milhares de pessoas das grandes cidades que podem ter um pedaço de terra, preferem passar seus finais de semanas e feriados em seus sítios. Infelizmente, muitos desses sitiantes são verdadeiros sitiados porque vivem em voluntário estado de sítio. O fato de não terem encontrado a sua natureza interior não os deixa viver na simbiose com a alma da natureza exterior. Fugiram da poluição material da cidade, mas carregam consigo e transferem para o campo e o mato a sua poluição mental e espiritual. As pessoas no sitio lê jornal tem televisão a cabo ou parabólica, recebe visitas de amigas tagarelas e fofoqueiras, sinto muito em dizer, mas, essas pessoas não sabem apreciar o contato com a natureza, não é sitiante e sim um sitiado, um prisioneiro alienado e escravo do sistema urbano.

Entretanto, o verdadeiro sitiante vai dormir cedo e acorda cedo, com o cantar dos passarinhos, o nascer do sol, o cacarejar das galinhas. Planta árvores frutíferas para si e sua família, que servirá também de alimento para os passarinhos e outros animais. Quem gosta da terra não mata animais silvestres e nem aprisiona passarinhos em gaiolas. Porém, essas pequenas aves são mais felizes vivendo em liberdade, pois, nos dão prazer em apreciá-las saltitando de galho em galho e cantando os seus acordes entre árvores e rios. É a grande sinfonia da natureza e da nossa alma. Isto é vida, isto é estabelecer vínculos com o meu Eu cósmico. O verdadeiro homem da terra convive com a alma de todos os seres vivos. Ora, por que as relações humanas estão cada vez mais difíceis, com tantos meios de comunicação? Pois estamos na era da ciência e da técnica. Parece que o ser humano perdeu o seu referencial, cresceu em tecnologia e atrofiou-se espiritualmente.   

Há uma tendência muito forte nas relações humanas, principalmente pela própria facilidade dos meios de comunicação disponível no mundo contemporâneo. Nunca foi tão fácil se comunicar como nos dias de hoje. Contudo, com a entrada da mulher no mercado de trabalho, facilitou ainda mais, ou seja, a presença da mulher no ambiente do trabalho passou a erotizar e dar um tom de sensualidade nesse espaço profissional. De certo modo são muitas as facilidades e oportunidades para o crescimento interpessoal. No entanto, podemos dizer que é mais um espaço que nos foi oferecido para desenvolvermos relacionamentos saudáveis pautados na lealdade. E mesmo assim um grande contingente de pessoas amarga a triste dificuldade para estabelecerem vínculos amadurecidos e duradouros nas suas relações profissionais ou afetivas. Talvez por não confiarem na vida e no amor que supostamente possam estar sentindo ou vivendo.

O envolvimento nas relações humanas depende muito da forma como será conduzido, sobretudo, porque ele não para apenas no envolvimento sexual muitas vezes para os apaixonados. Oferece grandes riscos na medida em que vamos avançando, principalmente para quem ama e quer estabelecer vínculos com o seu parceiro. Porém, antes de atingirmos esse estado de amorosidade por todos os seres, precisamos estender nossas redes de relações amorosas com aqueles que nos são mais próximos: parentes, amigos, companheiros e parceiros evolutivos. Cada consciência que temos da nossa realidade nos depara e indica uma possibilidade de despertamento para o amor a vida.

Portanto, a evidência de que o amor a vida é essencial e nos impele para além do nosso micro universo, apontando para o Eu cósmico é que vai nos colocar em igualdade e desmanchar as barreiras etnocêntricas, para avançar na compreensão e distribuir a paz entre todos. Contudo, só o amor constitui a linguagem universal eficaz para uma autentica e solida comunicação integralizadora. Porém, só esse fenômeno amor tem poder de eliminar definitivamente as danosas fronteiras entre as consciências poluídas e deterioradas pelo sistema capitalista alienante. Enfim, se cada um de nós transformarmos a necessidade de amar em compromisso de amor, as vivências amorosas poderão se tornar um fato marcante em nossas vidas.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POEMA INSTANTE DO POETA JORGE LUÍS BORGES

Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais. Seria ...