30 de maio de 2016

INTRODUÇÃO: PARA LER E PENSAR

Quero apresentar aos leitores um breve resumo do nosso próximo livro: “Para Ler e Pensar Com Sabedoria”. Tão logo lançado, estarei visitando escolas, faculdades e Secretarias de Educação dos municípios pelo interior do estado, divulgando mais esse intento. O livro realça a importância da leitura e do pensar crítico de modo geral. Pois ainda sou, um dos poucos educadores que acredita no poder da leitura como ferramenta, para uma educação de qualidade. Todo texto é um conjunto de signos linguísticos codificados, que utilizamos para viabilizar a comunicação entre pessoas. Vale lembrar, que a lógica da educação integral se fundamenta na leitura. Aqui está uma síntese do livro através dessa “introdução”:

Abro esta introdução com um pensamento do escritor Monteiro Lobato (1882-1948), que diz: “quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”. No entanto, posso dizer que este é um livro intencionalmente breve, muito mais com um tom de prosa do que com jeito de texto pesquisado e redigido com obsessividade lógica. Foi dividido em três partes: “sendo que na primeira parte, trata do prazer e da importância da leitura para nossa vida. Na segunda parte procurei dar um tom mais poético nas reflexões. E finalmente na terceira parte, proponho textos de cunho filosófico para pensarmos”. Portanto, são textos que levam da leitura a uma profunda reflexão.

O que este livro significará para todos os que o folhearem, não sei.  Talvez as inteligências muito exigentes não lhe deem importância; mas a idade ensina uma serenidade que não me deixa preocupar com isso. O que imagino, e isto sim, faz-me bem, é que aqueles que estão atentos quanto a educação dos jovens e aos sofrimentos deste nosso tempo, encontrarão em suas páginas alguns alertas aos quais querão dar atenção. Até porque, a gênese da filosofia é antes de tudo, pensar a vida.

Aprendemos muito mais lendo do que estudando, porque o estudo demanda concentração e desejo de aprender rápido, para melhor memorizar as palavras. Ao passo que a leitura para muitas pessoas, pelo simples prazer de ler, possibilita o entendimento e a clareza dos fatos, nos colocando no núcleo da realidade vigente. Para o escritor e cartunista Ziraldo (1932), ler é mais importante que estudar e   quando se cria o hábito da leitura se ganha em conhecimento e enriquece o nosso vocabulário. De modo que, ler não é matar o tempo e sim fecundá-lo.

O livro procura passar o prazer da leitura e a importância do pensar crítico. Nos mostra que neste momento de reflexão, só o coração deve ditar o que fazer no sentido humano da palavra. Porque através dos sentimentos, quando olhado com o coração, é que está o poder da transformação do conhecimento que nos faz sábio. Só assim encontraremos a paz e viveremos em harmonia com o nosso corpo e nossa alma. Contudo, ser sábio é sentir com o coração o que a razão explica com sabedoria. Foi um prazer incomensurável escrever este livro, porque, a morte do autor é o nascimento do leitor. Portanto, a síntese de todo escritor está na frase do poeta brasileiro Castro Alves (1847-1871): "bendito aquele que semeia livros e faz o povo pensar".    

Um comentário:

  1. Será mais uma bela Obra, pois tudo que escreve é mesmo perfeito, sucesso...

    ResponderExcluir

TANTRA É UMA FILOSOFIA HINDU MILENAR

Todos os grandes pensadores da humanidade, sempre se referiram ao sagrado feminino com inferioridade e desdenho, como se a mulher existisse ...