Vamos ressaltar a distinção entre significado e propósito, para nos ajudar a reivindica-las. O significado tem relação com a maneira como você entende a sua vida em uma base contínua. O significado está no modo como as coisas acontecem, não necessariamente no resultado final.
Já o propósito é um objeto ou fim último a ser alcançado. É uma meta por assim dizer. A compreensão depende da experiência, e o significado como a experiência é muito pessoal. Digamos que você esteja sentado em um restaurante, olhando para o cardápio. Qual é o propósito do cardápio? Ajudá-lo a escolher alguma coisa para comer. Qual é o significado do cardápio? Dar-lhe informação sobre as suas opções.
Se estiver na Alemanha e não entender nem uma palavra de alemão, então o cardápio não terá o menor significado para você, embora conheça o seu propósito. Portanto, você pode encontrar o propósito sem o significado. Agora, imagine alguém que nunca esteve em um restaurante antes e, além disso, não sabe ler. O cardápio não terá nenhum significado e não servirá a nenhum propósito.
Portanto, somos muito mais felizes se acreditarmos que
temos um propósito, para tudo que fazemos ou pensamos em fazer. Mas, somos
ainda mais felizes quando sabemos qual é o propósito, porque isso nos ajuda a
encontrar o significado. De modo que, várias coisas com significado não fazem
parte de nosso propósito. Pois, o propósito não é nenhum tipo de garantia para
perceber, quando alguém lhe despreza e desfaz dos seus valores. Dê a cada um
clareza e significado, revele a cada um o peso da consciência. Não despreze o teu
próximo, porque lá na frente poderá ser você o próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário