Gosto de brincar com as
palavras, fazer esse trocadilho, ainda mais com o advento da internet, isto
torna a produção literária mais atraente e divertida. Tendo em vista, que a
tecnologia e a internet tem contribuído muito para que o conhecimento não fique
somente guardado nas estantes das bibliotecas. Por outro lado, esse saber à
nossa disposição não terá utilidade se não soubermos como acessá-lo. Desenvolver
as habilidades de pesquisa nos alunos é um dos grandes desafios do professor,
atualmente.
A internet tem mudado
bastante a forma como nos relacionamos com o conhecimento, principalmente, no
âmbito escolar. O professor deixou de ser visto como o centro do saber para ser
aquele que articula os saberes, fazendo com que o aluno relacione fatos e
consiga construir sua opinião através do senso crítico. O educador deve ser
aquele que está disposto a ajudar o aluno a trabalhar em grupo e a construir
seus próprios conhecimentos. Segundo o pesquisador, biólogo e psicólogo Jean
Piaget (1896-1980), só conseguirá dizer e passar com simplicidade e clareza uma
ideia, quem entendeu suficientemente bem essa ideia.
Diante dessa nova realidade,
faz-se cada vez mais necessário a busca por capacitação e aperfeiçoamentos para
que nos apropriemos cada vez mais do mundo digital e, consequentemente, para
que o aprendizado através dessa ferramenta tecnológica de informação e
comunicação seja efetivo e traga bons resultados para o âmbito escolar. A
conexão com os acontecimentos contribui muito para o aprendizado, pois através
de um simples clique podemos saber o que acontece no mundo, isso tudo em fração
de segundos.
Entretanto, a internet é um
vasto mundo, tem tanto conteúdo bons como ruins. Este mundo virtual tem muito
de perigoso e nefasto para os jovens. E ainda tem alguns pais irresponsáveis
que largam seus filhos o dia todo na internet. Isto só acontece porque os
responsáveis por essas crianças e jovens, nutri a falsa crença de que só por
estar em casa, fechado no seu quarto enfrente a um computador, os filhos estão seguros
e protegido. Na verdade, é uma ideia equivocada dos pais. Contudo, os estudos
vão ficando de lado. Não percebem que estão matando a capacidade de pensar e a
criatividade dos seus filhos, largando tanto tempo assim na Web. Penso que se
os professores, alunos e os pais não se ajudarem, poderão se perder diante de
tantas informações, pois ainda não estamos acostumados ao tipo de leitura que é
feito em meios digitais. Nos livros a leitura é linear, ou seja, viramos as
páginas em sequência e lemos. Dificilmente conseguiremos entender a história se
pularmos alguns capítulos, porque há uma ligação entre as partes.
Com a internet é bem
diferente. Estamos em um site e, durante a leitura, há um link. Se clicarmos
nesse link, vamos parar em outro site, que pode não ter nada a ver com aquele
texto inicial. É a chamada leitura não linear ou, como argumenta o filósofo
francês, pesquisador da cultura virtual contemporânea Pierre Lévy (1956): “é um texto caleidoscópico (caleidoscópico
é um aparelho óptico formado por um pequeno tubo de cartão ou de metal, com
pequenos fragmentos de vidro colorido, que através do reflexo da luz exterior
em pequenos espelhos inclinados, apresentam, a cada movimento, combinações
variadas e agradáveis de efeito visual), móvel,
que gira e se desdobra à nossa frente. Esse
texto em que se agregam conjuntos de informação na forma de imagens, palavras
ou sons, cujo acesso se da por links, é conhecido como hipertexto”
(hipertexto é uma base de dados ou documentos informativos através de links,
para facilitar a pesquisa). Trabalhar com esse formato, hoje em dia é
fundamental na formação do aluno pesquisador.
Por outro lado, critica-se
que os jovens passam muito tempo na internet jogando ou interagindo em redes
sociais, que é verdade. Realmente é muito preocupante. Entretanto, o interesse
pela pesquisa e pelo conhecimento precisa ser estimulado nos alunos. A escola é
uma das responsáveis pela formação do indivíduo, portanto, é nela que deveria
estar o maior estímulo para que o estudante busque aprender. O aluno não
considera que a internet é um vasto mundo de informações, no qual ele pode
conhecer e aprender de tudo. A maioria das crianças e jovens considera apenas o
lazer que essa Web pode propiciar, muitas vezes por não saber como lidar com a
grande quantidade de informações. Cabe ao professor contribuir com a mudança de
tal mentalidade, propiciando atividades de pesquisa que possibilitem a
descoberta do mundo digital, para o aprendizado desses jovens.
Se os jovens gostam tanto de
ficar no Facebook ou nas salas de bate papo, podemos orientar e provocá-los a
desenvolver atividades diferentes, mostrando outra forma de navegar por essas
redes. Despertar nos jovens o gosto pela pesquisa, descobrir sites e blogs
interessantes ou criar fóruns de discussões, são algumas ideias que os
professores podem trabalhar em sala de aula. Já que os alunos são tão
fissurados no mundo virtual, por que não despertá-los para o aprendizado
através dessa ferramenta? Por conseguinte, é possível entrar em contato com
pessoas de todo o mundo. Se há uma língua estrangeira na escola, pode-se ter
uma interação com escolas de outros países, para que os estudantes conversem em
inglês ou espanhol. Sendo assim, até o e-mail também pode ser utilizado para os
contatos com outras culturas.
Portanto, tenho conhecimento
de algumas escolas no estado de São Paulo, que desenvolvem projetos juntamente
com professor de Espanhol e Inglês, em parceria com escolas de outros países. A
comunicação acontece via e-mail. Contudo, ganha os alunos e a escola, e é muito
importante para a formação dos alunos, sobretudo, pelo fato do professor ser o
especialista e mediador que possibilita essa atividade intelectual. Se mostrarmos
o outro lado destes sites e programas que os estudantes venham a conhecer e a
gostar, eles sairão da escola com outra postura, entendendo o computador como
uma ferramenta não só de lazer, mas também de aprendizado e pesquisa. Terão
mais vontade de buscar o conhecimento que está a um clique de distância. Então
conclui-se, que navegar e pesquisar é só clicar.
Diante dessa nova realidade, faz-se cada vez mais necessário a busca por capacitação e aperfeiçoamentos para que nos apropriemos cada vez mais do mundo digital e, consequentemente, para que o aprendizado através dessa ferramenta tecnológica de informação e comunicação seja efetivo e traga bons resultados para o âmbito escolar.
ResponderExcluirPerfeito, quem dera os educadores de hoje tivessem esta sua visão...Parabéns querido pelo texto.