30 de junho de 2024

A SAMAMBAIA E O BAMBU UMA LIÇÃO DE RESILIÊNCIA

Um dia um homem se deu por vencido. Renunciou ao seu trabalho, a sua relação com a vida. Foi ao bosque para falar com um ancião que, segundo diziam, era muito sábio. Pensou o homem: – Será que ele pode me dar uma boa razão para não me dar por vencido? Perguntou o homem a si mesmo!

Ao encontrar o ancião foi logo perguntando. E o ancião prontamente o respondeu: - “Olhe ao seu redor, está vendo a samambaia e o bambu?” Sim – respondeu o homem. – “Quando plantei as sementes da samambaia e do bambu, cuidei de ambas muito bem. A samambaia cresceu rapidamente. O seu verde brilhante cobria o chão. Mas nada saiu da semente do bambu. Contudo, não renunciei ao bambu”.

Continuou o ancião: - “No segundo ano a samambaia cresceu mais brilhante e abundante e, novamente, nada cresceu da semente do bambu. Mas não renunciei ao bambu. No terceiro ano, ainda nada brotou da semente do bambu. Mas não renunciei ao bambu. No quarto ano, novamente, nada brotou da semente do bambu. Mas não renunciei ao bambu.”

Foi no quinto ano que apareceu um pequeno broto do bambu no solo. Em comparação à samambaia era aparentemente muito pequeno e insignificante. No sexto ano, o bambu cresceu mais de 20 metros de altura. Tinham se passado já cinco anos, lançando raízes que o suportassem. Aquelas raízes o fizeram forte e lhe deram o que precisava para sobreviver. Durante todo esse tempo o bambu esteve, na verdade, lançando raízes.

Portanto, o bambu tem um propósito diferente da samambaia, contudo, ambos são necessários e fazem do bosque um lugar belíssimo. Nunca se arrependa de nenhum dia da sua vida. Os dias bons trazem felicidade. Os dias ruins trazem experiência. Ambos são vitais para a vida. A felicidade o torna doce. As tentativas o tornam forte. As penas o tornam humano. As quedas o tornam humilde. O êxito o torna brilhante! Se você não alcança o que almeja, não se desespere, talvez esteja apenas lançando raízes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUANDO EU ME AMEI DE VERDADE - Charles Chaplin (1889 - 1977)

Quando me amei de verdade, percebi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo e no momento certo. E então eu pude relaxar. Hoje...