9 de dezembro de 2024

CONHECEREIS A VERDADE E ELA NOS LIBERTARÁ

A filosofia nasceu no dia em que o homem tornou-se um ser consciente. O homem é verdade, foi sempre um ser intelectual, mas, em tempos remotíssimos, a sua inteligência se achava ainda em estado potencial, dormente, assim como a futura planta existe, em estado embrionário, ainda como semente, pronta para vir a ser uma árvore.

O homem tornou-se um “filósofo” quando nele despertou a inteligência adormecida, embrionariamente, fenômeno esse que não se deu ao que sabemos, com nenhum outro ser deste planeta. A inteligência, como a própria palavra diz, é uma faculdade tipicamente humana. Por meio dela nós percebemos um secreto nexo ou vínculo existente entre as coisas individuais do mundo, aparentemente desconexas.

O ser dotado apenas de sentido orgânico, não percebe senão coisas individuais, concretas, geralmente classificadas como físicas ou materiais. Os sentidos só percebem a multiplicidade das coisas, mas não percebem nenhuma unidade no mundo. O homem, embora perceba também essa mesma pluralidade, objeto em seus sentidos, mas concebe por meio da pluralidade periférica e da unidade central do cosmos, ou seja, na sua totalidade cósmica.

No entanto, só conseguimos perceber a unidade dos fenômenos por meio da multiplicidade. Por conseguinte, sendo que a multiplicidade é periférica e aparente, e a unidade é central e real, só um ser que percebe a unidade pode entender a realidade do mundo. Pois o homem enxerga a realidade do mundo através das suas aparências, dos fenômenos naturais.

Perceber a unidade do universo por meio da sua pluralidade é ser filósofo, isto é, philos = amigo, amanteda sophia = sabedoria. Quem experimenta essa realidade por meio das aparências, no centro do mundo por meio das suas camadas periféricas, é um filósofo, um amigo da sabedoria. Portanto, um bandeirante da realidade, um pesquisador, ou mesmo um perseguidor da verdade. “Conhecereis a verdadee a verdade nos libertará”. Palavras ditas por Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESCUBRA! FUGIR DO QUE SE SENTE É A SOLUÇÃO?

Às vezes os sentimentos transbordam com tanta intensidade que não sabemos o que fazer com eles, então é comum sentirmos o desejo de fugir ou...