O Tantra é uma filosofia hindu milenar. Seus preceitos se baseiam na ideia que o corpo é um meio para o conhecimento, e a nossa consciência está nele e não só na mente. Por isso o corpo é merecedor de atenção, reconhecimento e respeito. O Tantra percebe o corpo como uma ponte que liga a terra ao transcendental. Este caminho para a auto realização através da prática Tantra é sensorial. Seu desenvolvimento se da pela percepção de si mesmo, de seu corpo, mente, emoções e espírito, de sua energia, através do reconhecimento e expansão da sensibilidade e consciência e não pela compreensão das palavras ou pelo entendimento intelectual.
O Tantra nos possibilita um entendimento experiencial, através do qual alcançamos uma compreensão maior, mais abrangente e mais significativa do que o entendimento usual proveniente das palavras e do raciocínio lógico. Porque lida com o hemisfério direito do cérebro, com a experiência não verbal, com aspectos sensoriais que interferem diretamente na esfera do comportamento humano. A linguagem do Tantra é, portanto, experimental, vivencial e integrativa. O que pude compreender que o Tantra é o prolongamento do prazer no corpo e na alma. O contato intimo não se resume só no prazer carnal e sim na consciência espiritual e prazenteira.
A via de desenvolvimento no Tantra é individual, cada um via percorrer o seu próprio campo de experiências. Compartilhar a sua vivência será uma tarefa muito difícil em muitas vezes impossível. Não da para expressar as coisas que acontecem no seu universo mental. Sentimos amor por alguém, mas não sabemos explicar o porquê. Criam-se práticas austeras com base no intelecto, no entendimento da mente. O mundo está cheio de grandes filosofias, grandes filósofos, mas, por que não compreendemos os nossos sentimentos?
Na verdade, o Tantra é mal compreendido no Ocidente, mas, na realidade, não há nada de misterioso nele. A sua ferramenta mais poderosa que podemos acessar é a imaginação. O Tantra é um método para se alcançar, de forma rápida e eficiente, o estado que pode ser de máximo benefício para os seres humanos. O que cada um vai viver no Tantra é algo pessoal que pertence apenas a você e a mais ninguém. Cada um irá alcançar aquilo que o seu destemor lhe permitir. A sua coragem de ir fundo dentro de si mesmo é que irá conduzi-lo. Vá, olhe e sinta por si mesmo, seja testemunha dos seus sentimentos.
Portanto, em nossa sociedade e cultura, somos ensinados a racionalizar nosso modo de viver, fazer julgamento sobre o que achamos ser certo ou errado e lutar contra aquilo que não está de acordo com as nossas expectativas. O Tantra em contraste a tudo isso, nos ensina a aceitar tudo o que está acontecendo e deixar fluir sem medo ou stress. Expandindo a nossa consciência e movendo a nossa energia através de tudo que a vida nos oferece. Dar boas vindas a todos os nossos mais loucos pensamentos, sentimentos e desejos. Isto significa amar todas as partes do meu corpo e aprender com elas. Não julgue mal a si mesmo ou qualquer outra coisa, mas aprenda quem você é de fato para se aceitar de verdade. Pois, da vida nada se leva a não ser a vida que se leva.
A sua coragem de ir fundo dentro de sim mesmo é que irá
ResponderExcluirA sua coragem de ir fundo dentro de si