21 de maio de 2011

OS EFEITOS DA SEDUÇÃO

A palavra sedução é muitas vezes mal interpretada, utilizada de forma pejorativa, com uma conotação negativa. Legalmente, essa palavra quando aparece, vem carregada de preconceito, sempre se refere a um crime, que consiste em conseguir vantagens sexuais mediante falsas promessas. No entanto, dentro de certos limites, a sedução é um processo normal e desejável nos relacionamentos humanos. Assim, um bom professor seduz seus alunos, assim como um bom dentista e um médico  seduzem seus pacientes.
A sedução, compreendida como um processo que leva outras pessoas a gostarem de nós, é algo de positivo. A imagem negativa que se faz da sedução tem muito mais de preconceituoso e de maledicente, do que algo de saudável para as boas relações humanas. Não descartamos que existam pessoas manipuladoras e implacáveis, transformando o outro em seu dependente, através de um jogo sórdido que se caracteriza pela formação de laços invisíveis, que vão se formando ao redor do seduzido. Tais laços encantam a pessoa, que não nota a armadilha e acaba envolvida nessa trama e não percebe que está sendo seduzida.
A sedução é um modelo de relação social, muito usado para incentivar o consumismo, na caça aos votos em épocas de eleições, na ascensão profissional e, principalmente, nas conquistas amorosas. Por isso a dominação nas sociedades modernas, tende a ser cada vez mais exercida pela sedução e cada vez menos pela coerção, que não deixa de ser um aspecto positivo para um bom relacionamento, porém a sedução pode ainda ser posta em prática para se conseguir vantagens, como nos casos de promoção no trabalho, de conquista de posição ou favores que possam levar até o seu objeto de desejo maior que é chegar ao poder. Usa-se a sedução até mesmo para espionar alguém.
Entretanto, em termos de sedução afetiva que visa o exercício da sexualidade, todos nós, de uma maneira ou de outra, sentimo-nos incompletos e desejamos buscar no outro o que nos falta. Na realidade, prometemos ao outro um reencontro com o estado de plenitude que ele um dia perdeu. Contudo, se um homem detectar que uma determinada mulher tem as qualidades que lhe faltam, fatalmente vai tentar seduzi-la e, usando a sua imaginação, é capaz de usar de toda a sua fantasia para desencadear um desejo na sua vítima que logo percebe, mas não foge.
Portanto uma  vez engrenado o processo de sedução, se a vítima estiver gostando e, provavelmente,  a essa altura ela já esteja envolvida, iniciará  uma ardilosa trama para seduzir o seu sedutor, usando das mesmas técnicas. Por isso, o seduzir e ser seduzido pode resultar num delicioso encantamento um pelo outro, que tem como consequência uma deliciosa paixão. Há uma identificação, ambos acreditam nas mesmas aspirações e sentimentos. E é nesse processo que as almas gêmeas só enxergam similitudes e sentem que podem completar um ao outro, por isso não veem defeitos, vivem uma intensa sensação de prazer e euforia, além de  se viciarem um no outro.
Quando o suposto sedutor olha intensamente no fundo dos olhos da sua seduzida, o que ele vê não é a imagem da pessoa amada, mas sim sua própria imagem, completada com o que lhe falta, pois se espelha no que o outro tem, em outras palavras, a paixão não é pelo outro, mas sim por si mesmo como na fábula grega de Narciso que se apaixonou pela sua própria imagem refletida no lago.
Portanto, como diz o poeta Vinicius de Moraes: “Que não seja imortal posto o que é chamas, mas que seja infinito enquanto dure”. Naturalmente, a fase de paixão é de curta duração, na maioria das vezes não ultrapassa umas poucas semanas ou no máximo alguns meses. Não importa o tempo que dure, estar apaixonado é uma das melhores coisas da vida. A intensidade da emoção sentida, por si só, justifica qualquer tristeza que possa ocorrer mais tarde. A máscara vestida durante o processo de sedução não pode ser mantida o tempo todo e para sempre. Enfim, triste daqueles que nunca viveram uma grande paixão e que nunca exploraram a arte da sedução!        

4 comentários:

  1. Adorei suas explições,alias li alguns artigos e gostei muito de tudo.
    Suas definições são claras, e nao deixa duvida.
    Como disse na matéria sobre o ciumes, tenho que rever alguns conceitos...Mas faz parte do crecimento humano aprender... e eu estou sempre querendo melhorar....bjkas e obrigada por aceitar ser meu amigo...

    ResponderExcluir
  2. Acredito em sedução, encantamento e em se apaixonar por si mesmo no outro, mas acredito também que o tempo pode não ser um vilão, mas contribuir para a consistência de uma relação, quando se descobre no outro uma cumplicidade, que pode aumentar com a convivência e com a certeza de que caminhar lado a lado pode ser uma alegria. A chama não dura, mas transforma, derrete a vela.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo09:35

    Amei td k li sobre a sedução, me fez lembrar de algo k ja vivi, me deu uma saudade...

    ResponderExcluir
  4. Amei como tudo que tenho lido por aqui.... Beijos

    ResponderExcluir

EXISTE UMA DOR SILENCIOSA NA MAIORIA DOS HOMENS

Existe uma dor silenciosa presente em muitos homens casados que quase nunca é verbalizada. Não porque ele não tem coragem, mas porque muitos...