8 de fevereiro de 2026

CONHECER DEUS NA PERSPECTIVA DE EINSTEIN E SPINOZA

Quando perguntaram a Einstein se ele acreditava em Deus, ele respondeu: “Acredito no Deus de Spinoza, que se revela por si mesmo na harmonia de tudo o que existe, não no Deus que se interessa pela sorte e pelas ações dos homens”. Para a religião você nunca está pronto, estamos sempre errados! 

O Deus de Spinoza (Deus, ou a Natureza), é a substância única e infinita que constitui tudo o que existe, revelando-se na harmonia e nas leis da natureza, não como um criador transcendente, mas como a própria realidade, incluindo os seres humanos, suas paixões e a razão, sendo que conhecer a Deus é conhecer a si mesmo e o universo.

Para Spinoza, não há um Deus pessoal que julga ou recompensa, mas sim uma ordem imanente onde tudo flui de uma única causa. O "Deus" de Spinoza é uma concepção panteísta e racional, onde o divino se manifesta na ordem e beleza do cosmos e em cada parte dele, convidando à contemplação e ao entendimento racional da existência, e não à adoração de um ser externo ou à submissão a dogmas.

Essa afirmação, embora ecoe o pensamento panteísta de Spinosa, também ressoa em outras tradições filosóficas e espirituais. Albert Einstein, por exemplo, demonstrava grande admiração por essa visão de mundo, enxergando Deus não como uma entidade antropomórfica, mas como a ordem e harmonia do cosmos.

Essa convergência entre filosofia, ciência e espiritualidade nos convida a uma nova postura diante do mundo. Não se trata de escolher entre Spinosa, Einstein ou os saberes afro-brasileiros. Trata-se de ouvir o que todos eles, em sua diversidade, estão dizendo: a separação entre o humano e o natural é uma ilusão. Somos parte de um todo vivo pulsante, sagrado.

Rubem Alves via Deus não como um ser doutrinário ou punitivo, mas como uma presença poética, associando-o à beleza, à natureza (jardins) e à vida, definindo-o frequentemente como uma "fonte de água cristalina" e "amor incurável". Em tempos de crise ambiental, desigualdade e desconexão espiritual, talvez seja hora de parar de discutir quem disse o quê — e começar a viver o que foi dito. Deus é Natureza. Deus é Poesia. Cuide. Ame. Respeite.

CONHECER DEUS NA PERSPECTIVA DE EINSTEIN E SPINOZA

Quando perguntaram a Einstein se ele acreditava em Deus, ele respondeu: “Acredito no Deus de Spinoza, que se revela por si mesmo na harmonia...