30 de maio de 2023

FOI NO SILÊNCIO QUE ME ESCUTARAM COM CLAREZA

Na caminhada da vida, aprendi que nem sempre temos o que queremos. Porque nem sempre o que queremos nos faz bem, naquele momento. Foi preciso sentir dor, para que eu aprendesse com as lágrimas. Foi necessário o riso, para que eu não me enclausurasse com o tempo. Foram necessárias as pedras, para que eu construísse meu caminho.

Foram fundamentais as flores, para que eu me alegrasse na caminhada. Foi imprescindível a fé, para que eu não perdesse a esperança. Foi preciso perder, para que ganhasse de verdade. Foi no silêncio que me escutaram com clareza. Pois sem provas não tem aprovação. E a vitória sem conquista é ilusão. E a maior virtude dos fortes é o perdão.

Aprendi a navegar nas águas da emoção, a não ter medo da dor, a procurar um profundo significado para a vida e a perceber que nas coisas mais simples e anônimas se escondem os segredos da felicidade. Viver é uma experiência única, belíssima, mas brevíssima. Saber que a vida passa tão rápido, sinto necessidade de compreender minhas limitações e aproveitar cada lágrima, cada sorriso, cada sucesso e fracasso como uma oportunidade preciosa de crescer.

Porém, uma vida sem amor é um livro sem letras, uma primavera sem flores, uma pintura sem cores. Aprendi que o amor acalma a emoção, tranquiliza o pensamento, incendeia a motivação, rompe obstáculos intransponíveis e faz da vida uma agradável aventura, sem tédio, angústia ou solidão. Contudo, só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um se chama ontem e outro amanhã. Portanto, hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer, e principalmente viver.

26 de maio de 2023

VIVER COM PROPÓSITO É DAR SENTIDO A EXISTÊNCIA

Hoje acredito muito nessa união da filosofia, com a medicina e a psicologia. A mudança para nós humanos, virar um ser humano, depende da nossa coragem e do nosso conhecimento. Se for ver os filósofos da Grécia Antiga, antes de Cristo e os que vieram depois de Cristo, vamos entender que a definição de ser humano, é aquele individuo que sabe aproveita bem a sua vida. Através da busca de valores, virtudes e conhecimento, que o torne uma pessoa melhor.

De modo que na essência humana, o individuo se constrói a si mesmo numa pessoa mais humana. Para que deixe sua assinatura na existência, e que podemos olhar e dizer: por aqui passou um ser humano, e deixou um legado, ou seja, fazer da vida uma estrada por onde caminhamos, para ser melhor pra mim e para os outros. Isto é a função de cada ser humano. Se não entendermos isso, vamos usar essa vida em vão. Sem nenhum propósito.

A nossa função na essência é esse desenvolvimento humano. Qual a função do sol? É aquecer, iluminar. Qual a função da árvore? Fazer fotossíntese, gerar oxigênio. Toda a natureza, ou seja, a existência dos seres vivos tem uma função. No relacionamento amoroso, não poderia ser diferente. Também existe uma função e um desejo. Qual é a função? Completar o outro! E qual é o desejo? Ser completado pelo outro! Para assim honrar a nossa existência.

No entanto, tudo na natureza tem a sua função, o ser humano também tem a sua função. A diferença é que o ser humano tem a inteligência racional e a consciência para guiar esse desenvolvimento. A razão desenvolve a minha maneira de ser racional. E o meu coração desenvolve a minha alma. Sendo assim, existir como ser humano é cumprir essa função, de agregar valores e agregar ações.

Quem não se envolve não se desenvolve. E como humanos, podemos aumentar o nível da nossa consciência, para melhor observarmos o nosso pensamento. Tendo em vista, que a consciência está acima do nível material. A vida é para ser vivida em função de alguma coisa e não contra. É dar dignidade a vida é cada um procurar o seu talento, que lhe da facilidade, para praticas eficientes cada vez melhor.

Ao identificar seu talento e colocá-lo a serviço da sua existência, você está dando sentido a sua vida. Contudo, usar esse talento como propósito de vida, para atingir outras pessoas, de forma positiva, certamente você estará dando dignidade a sua essência humana. Para assim, viver em estado de poesia. Use o seu tempo lendo coisas, que vão acrescentar, que vão somar para o seu crescimento e reflexão. O crescimento humano passa por esse conhecimento. É o imperativo categórico, um conceito da filosofia desenvolvido pelo filósofo Immanuel Kant, que defende que todo ser humano deve agir de acordo com os princípios éticos e morais   

21 de maio de 2023

HÁ UM TOQUE DIVINO NA NOSSA EVOLUÇÃO ESPIRITUAL

Enquanto qualquer pessoa no mundo estiver mal, nós também estaremos. É difícil raciocinar assim. Mas a física quântica prova que não estamos desconectado de nada. Ao ferir uma pessoa, você se fere também. Ao fazer mal para uma pessoa, pode ter certeza que você estará fazendo mal pra você também.

Se a gente não entender que a base do nosso adoecimento, está em nossas mãos e no nosso conhecimento. A gente vai cada vez mais evoluir para adoecer. Eu nunca vi uma pessoa que esteja ciente do sentido da vida, do propósito da vida e que acredita na transcendência da vida, energeticamente falando, que pare para adoecer. A nossa grande dificuldade é ter essa consciência.

Se a gente pensar bem, tem um toque divino na evolução espiritual de cada um. Que eu chamo de Deus do designer do universo, por quem tenho profunda admiração. Principalmente, porque ele criou e fez a coisa mais extraordinária do mundo que é o nosso cérebro. Aqui deixo uma pergunta: qual o sentido da vida para você?

16 de maio de 2023

FELICIDADE É UM INSTANTE ONDE A VIDA ACONTECE

O que é felicidade? A felicidade para os gregos é um instante de vida que vale por si só. Se me perguntarem o que eu penso da felicidade? Eu diria que é uma fração de segundo da vida, um pequeno instante de vida que gostaríamos de repetir. Todavia, felicidade é aquele minuto que não queremos que acabe. Mas, como tudo na vida acaba, então, usamos da inteligência para repetir esse momento, e assim revivê-lo.

De modo que, a felicidade pode acontecer em qualquer lugar, pode acontecer até debaixo da sombra de uma mangueira. Quando sentirmos vontade de convidar uma determinada pessoa, para repetir aquele piquenique, debaixo da sombra daquela mangueira. Isto é sintoma de felicidade com aquela pessoa. A mangueira está na nossa memória, como boas lembranças. Como a personificação do amor perfeito. Porque naquele momento fomos felizes ali. Felicidade é isso! Um instante de vida que nos da prazer em reviver.

Assim como também podemos estar numa padaria, tomando um café com alguém que acabamos de conhecer e essa pessoa tem um compromisso e precisa ir embora, prontamente dizemos: “deixa seu número de telefone, que vou te ligar para a gente marcar um outro cafezinho”. Isso é sintoma de felicidade na padaria. Ainda tem aquele aluno que, no último dia de aula do curso, diz: “professor, será que no ano que vem, posso assistir suas aulas de filosofia como aluno ouvinte”? Só há uma razão para esse aluno querer repetir as aulas de filosofia: “é que durante as aulas de filosofia ele foi feliz”.

Porém, se alguma dessas coisas aconteceu na sua vida, é um sintoma de que naquele momento você estava feliz. Quando a vida poderia ter durado um pouco mais, quando a vida poderia se repetir novamente. Porque não há nada mais legal do que você, proporcionar a alguém que você nunca viu, um mísero segundo que esse alguém gostaria de repetir com você.

Portanto, se todos nós, nos déssemos o trabalho de proporcionar a alguém do lado, um instante de vida, que esse alguém gostaria um dia de repetir conosco. Estaríamos juntos costurando uma sociedade infinitamente mais solidária, mais justa, mais coesa, mais harmoniosa e mais feliz. Se temos que melhorar, somos nós a melhorar. Somos todos corresponsáveis. É hora de juntos, virarmos a página e patrocinarmos, com a nossa conduta e a nossa inteligência, uma convivência melhor e mais justa.

13 de maio de 2023

MINHAS QUERIDAS MAMÃES E SEU SIGNIFICADO

Perder pessoas que amamos é uma experiência terrível e dolorosa. Fica um grande vazio em nossa alma e muitas vezes nunca mais conseguimos preencher esse espaço e a lembrança dos bons momentos. Tudo aquilo que vivemos e aprendemos, consegue nos dar um pouco de conforto. Por que estou puxando para esse assunto nostálgico? Para homenagear todas as mamães, vivas ou não, incluindo a minha que foi embora antes do combinado.

Queridas mamães, estejam vocês onde estiverem, nesse plano ou em outro para além desse, olhem pelos seus filhos. Abrande o coração inquieto e sofrido desses jovens. Ajude-nos a encontrar a força que sempre mostrou ter ao nosso lado. Você minha mãezinha querida, que viveu ao meu lado, até aos cento e seis anos de sua vida. Ensinou-me a força ativa do amor, como uma ação que produz mudança, numa situação existente pela energia humana que nela empregamos. Que esse amor incondicional de mãe, não seja um afeto passivo. Mas, que nos transforme a cada dia em pessoas melhores.

Mas não podemos esquecer que o mês das mães é também o mês de Nossa Senhora de Fátima, que 13 de maio celebramos o seu dia. Uma história de fé que mudou o mundo (em particular para os Católicos). Na hora em que a solidão e o isolamento te cerca, bom mesmo é sentir os cuidados da mãe. Tenho comigo, na minha fé, que Nosso Senhora de Fátima, tem os cuidados de mãe zelosa. Ela é a mãe que protege seus filhos. Cuida deles, mesmo sem que eles saibam. Nossa Senhora de Fátima tem cuidados de mãe que ama. A mãe que obtém de Jesus, as forças para nos ajudar a superar e vencer desafios!   

Portanto, minha querida e saudosa mãezinha, quando eu era criança encontrei em teus braços a segurança. Muitas vezes quando estava indeciso, encontrava sempre em sua fé a certeza, naqueles momentos que já não sabia mais o que fazer. Foi nos seus exemplos que encontrei a esperança. Não sou fruto do vosso ventre, mas a Senhora me devolveu a vida e sustentou com o seu amor desde o primeiro dia que me adotou. Se hoje estou aqui para prestar essa homenagem ao “dia das mães”, devo a Senhora Minha Querida Mãezinha.

10 de maio de 2023

AMIZADE É UM SENTIMENTO DE CONEXÃO COM O OUTRO

Amizade é quando você tem um sentimento de afeição, simpatia, muito grande de conexão com outra pessoa. Amizade de verdade é amor sem sexo. A gente quando era criança, eramos totalmente livre para ter os amiguinhos. Se perguntasse a uma criança porque gosta daquele amiguinho, certamente ela responderia: porque me sinto bem com ele.

É exatamente essa sensação de conexão, de apreço, de simpatia, de sincronicidade que sentimos. Amigo é uma coisa rara, penso que amigo é a família que a gente escolhe, não é imposta. Amigo é aquele que a vida me traz e há uma sintonia entre nós, por vários motivos. E o meu silêncio é confortável ao lado dessa pessoa. O amigo te entende no olhar, no silêncio, quando você não fala. Essa sincronicidade é muito de essência para essência, de índole para índole.

Penso que a amizade traz uma coisa que você pode ser colega de muita gente, mas, o amigo você tem alguma coisa na essência em comum com ele. Podemos ter amigos com escolhas diferentes, que pense diferente, mas, na essência afetiva, na questão da ética, da bondade é muito difícil você ter uma amizade verdadeira quando existe uma diferença de essência. Os amigos são complementares, mas os valores que os unem são os mesmos.

Jamais conseguiria ter amizade com alguém perverso. Por exemplo; já ouvi pessoas dizerem, fulano bate na mulher ou é explorador de mulher, mas é meu amigo. Isso pra mim não existe. O amigo é verdadeiro e não aquele que passa pano e concorda com tudo de errado que o outro faz. Amigo é aquele que contribui para a sua evolução, seja ela como pessoa, no campo profissional ou espiritual.

Portanto, ser amigo não significa que concordamos com tudo que ele faz. Por isso que não aceito que falem mal dos meus amigos. Se há algo de errado, que precisa dizer e que pode até magoá-lo. Mesmo assim, prefiro eu mesmo dizer, chamá-lo no particular e conversar com delicadeza, acolhimento, para vê-lo melhor. Amizade verdadeira envolve empatia, gentileza e compaixão.

1 de maio de 2023

A ESPIRITUALIDADE É UMA CONDIÇÃO HUMANA

Nós seres humanos temos algumas dimensões importantes. A mente da conta da forma da gente pensar. E a espiritualidade da conta da gente se transcender, de se conectar com algo maior, que podemos chamar de Deus, divino, universo, seja la como for. Acho muito difícil que qualquer pessoa viva sem qualquer nível de espiritualidade. Necessitamos de algo que transcenda o plano físico.

Quero aqui sublinhar e mostrar que espiritualidade não é religiosidade. Se for restringir espiritualidade a religiosidade, estamos cometendo um grave erro. Porque colocamos uma dimensão humana numa determinada religião. Partindo do pressuposto que toda religião, seja ela qual for tem rituais. Naturalmente, as pessoas acham que exercer sua espiritualidade é ter uma religião, ou seja, ir nas igreja ou nos centros para exercer esses rituais.

Se para comunicar com o divino nós precisamos de rituais ou intermediários, corremos um risco muito grande. Toda a religião pressupõe um líder (Padre, Pastor, Guro, etc.), é sempre alguém que se diz ter poderes e só através deles conseguimos conectar ao sagrado. Sem querer generalizar, logo se descobre que essas pessoas, na sua maioria não tem esse poder todo. Algumas até estão envolvidas com tráficos de drogas, abusos sexuais, curanderismos e por aí vai.

Isto prova que a espiritualidade é um movimento individual. Não devemos delegar isso para que alguém faça por nós. O nosso encontro com o divino é algo que vem de dentro de nós. De modo que a fé é esse Wi-Fi que nos conecta a espiritualidade. Viver o dia a dia dentro de uma religião e não praticar fora dela, não é viver em espiritualidade. Porém, a espiritualidade traz essa coisa de saber que algo maior, está nos olhando e cuidando. É uma sensação de aconchego é o seu lado mais sábio e divino.

Portanto, a espiritualidade nos acolhe e dá essa sensação de confiança. Contudo, melhora a nossa imunidade, diminui o estres, que vai repercutir de uma maneira muito positiva na recuperação de doenças, sejam elas doenças físicas ou doenças mentais. O ser humano nasceu para se conectar com o outro. O ser humano precisa confiar no outro. A fé e o exercício da espiritualidade, faz com que esse contato, seja pleno e divino. Nós nascemos para exercer a fé, não é uma questão de escolha. A espiritualidade é uma condição humana. Somos seres espirituais e estamos num corpo momentaneamente, que o tempo uma hora resgatará.

TANTRA É UMA FILOSOFIA HINDU MILENAR

Todos os grandes pensadores da humanidade, sempre se referiram ao sagrado feminino com inferioridade e desdenho, como se a mulher existisse ...