21 de dezembro de 2012

OS VALORES DA RELAÇÃO AMOROSA

O valor de uma relação amorosa está no encontro de seres autônomos e independentes, em que a única certeza é que não há ninguém superior ou inferior ao outro. Em tudo que se observa na natureza, percebem-se as forças de atração e repulsão. Entre os animais, essa força se expressa em rituais, danças e disputas que culminam no acasalamento. No animal, a função sexual é instintiva. Entretanto, para nós humanos a relação sexual se transforma em erotismo, gesto esse que simboliza o primeiro passo para a nossa humanização. Porque essa forma de relação envolve a paixão, o desejo, a busca de fusão, o amor erótico e o desenvolvimento a dois.

Muitas pessoas confundem o amor com a paixão. Não sabem entender as diferenças de um e de outro. Quando estão apaixonadas, julgam estar amando. O amor, porém, é uma vivência mais ampla, é um modo de ser, de viver, que se conquista gradualmente, à medida que se desenvolve a sensibilidade para com as outras pessoas. Está na nossa capacidade de descentrar-se, sair de si, ir ao encontro do outro, em uma atitude de zelo e respeito que nada quer em troca. Ao dar amor colocamos a prova nossa força, a expressão de nossa vitalidade. No amor damos aquilo que temos de vivo em nós que é: a alegria, o interesse pela vida, a compreensão, o bom humor, o conhecimento e até as nossas tristezas e angústias.

Todavia, a paixão implica em um gostar de mim no outro. Estou projetando nele a minha necessidade, ele me é conveniente naquele momento. Isto não é amor e sim paixão. Idealizo o outro e moldo de acordo com os meus interesses. A paixão é marcada por cobranças e desejos não realizados. Quando não consigo a realização dos meus propósitos a tendência é desistir e buscar em outras pessoas a satisfação para os meus desejos. É uma forma egoísta de se relacionar. A paixão não tem identidade, ela desclassifica e diminui o outro sem piedade.

Amar é preservar a identidade e a diferença do outro, sem perder a sua. É estar comprometido com a realização do outro, é querer seu bem. O amor é uma força de aproximação, aconchego, envolvimento e responsabilidade. Essa força dinamiza a vida que existe em cada um de nós. Derruba fronteiras, estabelece contatos verdadeiros e partilha solidariedade. Ser amoroso está na Essência, é uma característica da personalidade do ser humano. Pressupõe toda uma vivência desde o seio materno. Só quem recebeu amor é capaz de amar sem medo.

Portanto, a capacidade de amar pode expandir-se e atingir um envolvimento e um compromisso com todos os seres vivos e até mesmo com seres inanimados. Os movimentos ecológicos atestam gestos de amor de pessoas que lutam pela preservação da fauna, da flora, das águas e do ar. Contudo, no amor há percepção da inter-relação universal, da fraternidade humana e cósmica.

Um comentário:

DESCUBRA! FUGIR DO QUE SE SENTE É A SOLUÇÃO?

Às vezes os sentimentos transbordam com tanta intensidade que não sabemos o que fazer com eles, então é comum sentirmos o desejo de fugir ou...