26 de novembro de 2013

O GRANDE APRENDIZADO DA VIDA

Tudo o que se vê não é igual o que a gente viu a um segundo. Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia. Essa frase foi extraída de uma música do cantor e compositor Lulu Santos, lançada em 1983. Achei apropriada para a nossa reflexão, tendo em vista, que a perfeição não é um atributo humano. Porém, todas as pessoas têm os seus defeitos e, apoiam-se sobre seus semelhantes. Só o amor torna esse peso mais suportável. Mas se você não pode suportar aquele que te chama de meu amor, então, como alguém poderá lhe suportar? Falar mal do teu próximo pelas costas é feri-lo na alma. Por mais profunda que seja as feridas da alma, ainda o tempo, esse grande consolador, sempre nos oferece o seu balsamo.

Quantas vezes nos precipitamos nos julgamentos e, com isso, impedimos que o outro se revele, porque nossas atitudes o bloqueiam. Só uma convivência muito íntima e amorosa poderá fornecer elementos para que, verdadeiramente, conheçamos alguém. Ainda assim, é muito temerário o julgamento, pois nossos padrões podem não ser os mais exatos, ou os mais corretos. O melhor mesmo é aceitar sem fazer julgamento, acolher para realizar uma missão de paz, amar para que haja autenticidade e equilíbrio. Num relacionamento autêntico, cada um se interessa pelo outro de maneira genuína. Que se revela através de uma demonstração constante de admiração e respeito, aparecendo em palavras, atos de gentileza, consideração e educação.

Já no relacionamento amoroso, sempre vive melhor, ou mais em harmonia com o outro, aquele que oferece conforto na presença silenciosa do outro, com quem você sabe que, através de palavras ou da linguagem corporal - porque o nosso corpo fala - compartilhada de confiança mútua, honestidade, admiração, devoção acompanhada daquele estremecer de felicidade simplesmente no ser e estar juntos. É um dizer para o outro, entre em minha vida, estou aberto e pronto para recebê-lo. A felicidade é a aceitação do que existe, e a infelicidade é a luta para que haja de qualquer maneira o que não deveria existir.

Portanto, o grande aprendizado da vida, é saber estar com quem à gente gosta ou ama. O que posso dizer é que para estabelecer uma boa relação com o outro, tem que haver reciprocidade. Maior clareza naquilo que você realmente espera da vida e do outro com o qual você se relaciona. Isto é saber viver em sociedade. Contudo, afirmo-me como pessoa na medida em que assumo a responsabilidade do que faço e digo ao outro. Falar mal ou fazer mal a alguém é matar a sua essência humana. É um ato de desumanidade. Quem ama, sempre vai amar e nunca vai maltratar o seu próximo. Dar amor é preparar-se para o encontro com a divindade.

24 de novembro de 2013

A ALEGRIA DE BRINCAR

A alegria de brincar está na essência da vida, assim como amar também está. Se estivermos felizes sem nenhuma restrição, nossa vida amorosa será linda, isso é maravilhoso. Pois essa vida é provavelmente uma grande e gloriosa aventura de realizações físicas, intelectuais, emocionais e espirituais. Desde que saibamos dar e receber amor. Sentir-se amado é talvez a necessidade mais imperiosa na vida dos seres humanos. Mesmo que por alguma razão nos sentimos rejeitados na infância, e ainda continuamos a sentir. É na alegria de brincar que a criança aprende com os adultos o que é ser gente grande.

Tive o privilégio na minha vida estudantil de ter bons professores. Entre esses grandes mestres estavam a Profa. Dra. Alina Purvinis Musolino, que lecionava Psicologia da Personalidade no curso de graduação em Filosofia. Sua principal tese era mostrar como acontecia na primeira infância o aprendizado do padrão mental negativo, geralmente herdado dos pais, e que na idade adulta leva o indivíduo a não acreditar no que está sentindo e vivendo no campo afetivo. Aquela vida amorosa que você desejou ou lutou em vão para construir, não foi apenas um sonho de jovem idealista. O amor não é apenas uma palavra. Realmente é possível amar e ser amado sentindo-se realizado, não apenas por um momento, mas por toda a vida. É preciso começar a confiar e querer mudar. Descontrair o espírito e relaxar o coração.  

Para a psicóloga e educadora Alina Musolino, a satisfação dessa necessidade resulta a saúde mental, o equilíbrio emocional e o desenvolvimento da capacidade para amar a si próprio e aos outros. A frustração dessa necessidade e a introjeção de um padrão mental negativo, auto-rejeitador, agressivo e defensivo, geralmente herdado dos pais, ainda na primeira infância, onde forma a raiz de todas as neuroses que impedem o pleno amadurecimento da personalidade e a vivência de experiências gratificantes nos planos emocionais afetivos, físico-sexual e profissional. Para consolidar a paz esperançosa entre o meu adulto e a criança que habita em mim, esses dois adversários de toda a vida, precisam aprender a brincar juntos, a conciliar o bom humor. São duas forças antagônicas que se completam. O emocional e o racional.

O que significa brincar? Que parte da vida você considera brincadeira? Sua brincadeira é verdadeiramente despreocupada, alegre e feliz? A maioria das pessoas, não é capaz de brincar dessa maneira positiva. É bom lembrar, que a competição destrói o espírito da brincadeira. Grande parte das reuniões sociais, principalmente, nos bares onde a embriaguez também não é lazer, tendo em vista, que seu objetivo é o alivio da solidão e a esperança, de achar um parceiro de cama, para encher momentaneamente a taça vazia de amor. No entanto, a necessidade de atenção ou de aprovação no lazer, assim como no trabalho, sempre vem da síndrome do amor negativo. Aqueles que não se sentem amados e indignos de amor carregam esse fardo, para todas as áreas de sua vida.

Infelizmente, muitas crianças nunca brincam com prazer. Ou elas estão sozinhas, sentindo-se não amadas e rejeitadas, ou experimentam as brincadeiras negativamente, brigando, atirando coisas e perturbando a diversão dos outros. A brincadeira negativa é outra forma de condicionamento de amor negativo dos pais não amorosos. Contudo, aprendemos que a mãe e o pai são a fonte dos nossos problemas amorosos. No entanto, eles próprios são vitimas inocentes da infelicidade que sentem, mas não declaram. E o mais grave, você sabe que pode estar em guerra contra você mesmo e que também é inocente nessa história. Como humanos somos dignos de amor. Somos parte da luz, e como tal cada um está na luz. Debaixo das camadas de negatividade, está sua essência real positiva e perfeita. Seu ser espiritual. O amor positivo não precisa ser aprendido. Simplesmente deve ser descoberto.

Portanto, quando o eu emocional chega à mesma idade cronológica do intelecto adulto. Quando se olham amorosamente no santuário da sua essência, compartilham os cinco passos do amor que é: compreensão sem condenação, compaixão, aceitação, perdão e amar juntos. Contudo, o amor é mais do que algo para aprender a respeito. É a experiência humana máxima e temos o direito de reivindicar essa experiência. Cabe a cada um apenas revelar sua essência indestrutível, semelhante a um diamante, positiva, amorosa e espiritual. Essa luz que é você.

15 de novembro de 2013

BONDADE SE APRENDE COM A MATURIDADE

Não tenho medo dos anos que passam e não penso em velhice. E digo a você também, não pense na velhice. Nunca diga estou envelhecendo ou estou ficando velho. Você é simplesmente um corpo espiritualizado, portanto, o espírito não envelhece. Nunca diga aos outros que está ouvindo pouco ou enxergando pouco, eles vão te olhar com preconceito. É claro que quando precisar de ajuda, diga que está precisando de ajuda. Todos precisam de ajuda em algum momento da vida. Não tem como negar. Escolhemos ser o que somos. Sempre negamos ser o que supostamente escolhemos. Para o filósofo e existencialista francês Jean-Poul Sartre (1905-1980), aquele que mente diante de suas escolhas e pede desculpas usa de má fé. O homem escapa de suas escolhas quando consegue por efeito mentir para si mesma.

Procuro sempre ler e estar atualizado com os fatos e  isso me ajuda a vencer as dificuldades da vida. Assim como também escrever. O melhor roteiro é ler e praticar o que lê. O bom é produzir sempre e não deixar a vida passar pelos anos. Também não diga para você que está ficando esquecido, porque assim você realmente ficará esquecido. Nunca diga que está doente, diga sempre que está ótimo. Nunca digo nem pra mim mesmo que estou cansado, nem que estou triste. Procuro estar sempre bem, nada de palavras negativas. Só palavras e energias positivas. Tem gente que se desgasta o tempo todo querendo ter razão, ao invés de querer ser feliz. 

Entretanto, quanto mais disser estou ficando cansado e esquecido, mais cansado e esquecido ficará. Vamos nos convencendo disso e também convencemos a outros. Então fiquem em silêncio, respire fundo antes de qualquer ação. Sei que já vivi mais da metade do que tenho para viver. Estou com mais de sessenta anos de idade e não dou conta, que cada dia que passa é um dia a menos que tenho para viver. Sei que venho do século passado, e que trago comigo todas as idades, mas não sei se sou velho ou vivido. Pelo menos não me sinto velho e nem cansado. Já fui jovem e vivi como tal, muitos dos jovens de hoje não sabem se chegará algum dia aos sessenta anos.

Você se acha velho? Tenho consciência de ser autêntico e procuro superar todos os dias a minha própria personalidade, despedaçando dentro de  mim tudo que é velho e morto, pois lutar é a palavra vibrante que levanta os fracos e determina os fortes. Entretanto, o mais importante é semear, produzir milhões de sorrisos, como faço diariamente com as minhas brincadeiras, produzir solidariedade e amizade é a minha filosofia de vida. É isso que nos faz feliz. Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça. Tento com as minhas reflexões, encorajar os amantes a não desistirem do amor que sentem. Por acreditar que só o amor transforma as pessoas e devolve a alegria de viver num mundo de injustiça. Não existe paz se o homem não expressar a sua bondade com maturidade e consciência.

Portanto, digo o que penso, com esperança. Penso no que faço com . Faço o que devo fazer, com amor. Esforço-me para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende. A vida é muito curta para se ter inimigos. Agradeço sempre pelo dom da vida e de poder amar mesmo sem ser compreendido. Agradeço sempre, pela luz do dia, pela noite, pela brisa que sopra o meu rosto, pela comida em minha mesa. Agradeço sempre, por permitir-me viver o dia de hoje, pelo meu esforço e desejo de superação. Sou feliz por estar aqui e deixar essa mensagem de amor e .

10 de novembro de 2013

FÉ NA INTELIGÊNCIA INFINITA

Vivemos em um mundo de bebidas instantâneas, alimentos instantâneos, cidades instantâneas, quase tudo instantâneo. Lamento não poder oferecer uma confiança ou cresça instantânea. A confiança ou a fé é algo que deve ser aprendido e alimentado por todos nós. Mas, espero já ter plantado algumas sementes de fé e confiança em pessoas que me conhecem e gostam do que escrevo, certamente irão cultivá-las.

Três sementes de fé e confiança que considero de vital importância para formarmos o triângulo do sucesso em nossas vidas. A fé na nossa espantosa riqueza interior com a qual podemos criar qualquer modalidade de sucesso que se deseja. A fé e confiança em nós como mentes conscientes que somos, pois é essa consciência que nos torna senhor do presente e do futuro. E por ultimo a fé na existência de uma inteligência infinita que da ordem ao Universo e que nos proporciona ajuda e orientação em todos os empreendimentos, desde que lutemos tenazmente, com entusiasmo e decisão inabalável, removendo as barreiras que o condicionamento passado, colocou entre nós.

Entretanto, nós temos o poder de atrair ou repelir toda e qualquer coisa. Temos o poder de subir grandes alturas na escada da realização pessoal e prosseguir em ascensão. Porque temos esse poder dentro de nós, está sempre trabalhando a nosso favor como também contra nós. Infelizmente, muitas vezes damos aos outros os nossos poderes, por exemplo: Quando alguém nos diz que não somos inteligentes para isso ou aquilo, passamos a considerar como tal. Quando dizem que somos indecisos, aceitamos este fato como verdadeiro e passamos a agir inseguramente. Quando alguém nos diz que não merecemos a sua confiança, passamos a duvidar de nós mesmos. Assim, como também de quem nos aproxima.

Portanto, quando conseguirmos modificar a nossa maneira de pensar, começaremos a experimentar novos sentimentos. Sofro não pelo o que os outros pensam de mim, mas, sim por aquilo que imagino que eles estejam pensando ao meu respeito. Contudo, a fé é a certeza das coisas que se esperam e a convicção de fatos que a gente não ve mais confia. Firme na fé e na confiança, como quem ve aquilo que é invisível. É um olhar da alma com o coração. Confiança inabalável e sem o menor vestígio de duvida. É nessa atmosfera que o Amor surge e se cristaliza.    

UMA HISTÓRIA DE AMOR QUE SÓ O TEMPO ENTENDE

Vou dividir com você essa História de Amor, porque ela tem muito do que vivi nesses últimos anos e mais precisamente nos últimos meses. Até ...